Após a divulgação de um áudio em que Flávio Koury, conselheiro deliberativo do Sport Recife, aparece fazendo comentários homofóbicos contra Gilberto Nogueira, o time se pronunciou e disse que irá tomar as devidas providências em relação ao caso. A polêmica começou na tarde desta sexta-feira (14), quando o Blog do Jamildo recebeu um áudio do deputado estadual Romero Albuquerque (PP).
A gravação foi feita após a visita do economista à Ilha do Retiro, no Recife, na quarta-feira (12). No áudio, Flávio reclama da famosa dança de Gil, o "tchacki tchacki", e diz que a coreografia é uma desmoralização.
Por meio de nota, o time informou que o Conselho Deliberativo está tomando as devidas providências, além de agradecer a torcida rubro-negra pelo carinho com Gil. "O Sport Club Recife é de todos. Gil do Vigor é e sempre será um legítimo representante das cores do Sport", diz a nota publicada no Instagram oficial do time.
Confira a nota completa:
Resposta de Gil do Vigor:
Após a divulgação do áudio, Gilberto lamentou o ocorrido no Twitter. Em seu perfil, o ex-BBB disse que esse tipo de comentário ainda o machuca muito. De acordo com a publicação, esse seria o primeiro comentário homofóbico que ele recebeu após sua saída do BBB21.
"Primeiro ataque homofóbico que me deparo após o BBB e posso garantir, ainda machuca MUITO! Mas sigo firme e providências serão tomadas. Tirando o dia off para não perder minha alegria por tudo que venho vivendo...... É muita dor!", escreveu o economista.
Primeiro ataque homofóbico que me deparo após o BBB e posso garantir, ainda machuca MUITO! Mas sigo firme e providências serão tomadas. Tirando o dia off para não perder minha alegria por tudo que venho vivendo...... É muita dor!
— GIL DA VIGOR (@gilnogueiraofc) May 14, 2021
Fãs pedem saída de Flávio Koury
Nas redes sociais, fãs de Gil levantaram a hashtag #ForaKoury, pedindo a saída do conselheiro do time, além de dar apoio ao economista."Queremos demonstrar nosso apoio ao Gilberto Nogueira, e repudiar as falas homofóbicas que ele sofreu, homofobia é crime e não podemos mais tolerar calados. GIL MERECE RESPEITO #ForaKoury", disse um dos internautas.
Queremos demonstrar nosso apoio ao Gilberto Nogueira, e repudiar as falas homofóbicas que ele sofreu, homofobia é crime e não podemos mais tolerar calados. GIL MERECE RESPEITO #ForaKoury pic.twitter.com/Y7KDi773H7
— lesbocine (@lesbocine) May 14, 2021
O @sportrecife precisa expulsar o advogado Flávio Koury do conselho deliberativo o mais rápido possível. É inadmissível que o Gil seja alvo de homofobia por parte de um conselheiro depois de emprestar sua imagem para comemorações de aniversário do seu time de coração. #ForaKoury
— Fábio Felix ? (@fabiofelixdf) May 14, 2021
Visita a Ilha do retiro
Durante sua participação no BBB21, Gilberto declarou ser torcedor do Sport, diversas vezes apareceu cantando o grito de guerra do time. Por isso, na última terça-feira (11), o ex-BBB foi convidado pelo Sport para ir até a Ilha do Retiro conhecer a sede do time.
No Twitter, Gil do Vigor aparece vestindo uma camisa com seu nome e o número 21, além de posar para uma foto com o vice-presidente do time, Carlos Frederico.
Vigorado na Ilha do Retiro! Volte sempre, @gilnogueiraofc! pic.twitter.com/tHtK992G5R
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 12, 2021
Por meio da rede social, o Sport agradeceu a visita de Gil: "A primeira vez no estádio a gente não esquece: Gil do Vigor está na Ilha do Retiro! Obrigado por todo o carinho de sempre".
A primeira vez no estádio a gente não esquece: Gil do Vigor está na Ilha do Retiro! Obrigado por todo carinho de sempre, @gilnogueiraofc! pic.twitter.com/MDAK3T2fpc
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 12, 2021