Vacinação

Idoso recebe doses diferentes da vacina contra a Covid-19 em Caruaru

Idoso deveria tomar a segunda dose da CoronaVac, mas recebeu uma dose da AstraZeneca.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/05/2021 às 9:41
Miva Filho/SES-PE
FOTO: Miva Filho/SES-PE

Um idoso de 65 anos, recebeu doses de vacinas diferentes em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele recebeu a primeira dose da CoronaVac/Butantan no dia 4 de abril, e no último sábado (15), foi até o centro de vacinação tomar a segunda dose, mas recebeu a AstraZeneca/Oxford.

De acordo com a filha do idoso, a advogada Bruna Costa, ao perceber que estavam dando uma vacina diferente da primeira, ela alertou a equipe de vacinação. Bruna ainda disse que, diferente da primeira dose, a profissional de saúde que aplicou a segunda vacina não assinou o cartão de vacinação. 

“Aplicaram a vacina, eu tirei foto. Quando foi na hora de anotar qual a segunda vacina, eles apenas colocaram a data e devolveram ao meu pai. Então questionei o motivo de não ter as outras informações. Pegaram de novo o cartão e começaram a anotar. Tem até um corretivo, ela [profissional de saúde] estava anotando a vacina errada, eu questionei. Ela disse que ele vai ter que tomar a AstraZeneca porque eu não tinha avisado qual a vacina que ele tinha que tomar e ela disse que estávamos na fila errada”, disse Bruna.

O idoso deveria ter tomado a segunda dose da CoronaVac no dia 2 de maio, mas a vacinação da Covid-19 foi adiada por falta de estoque. Bruna ainda relatou que procurou a organização do Centro de Vacinação e foi informada que a Secretaria de Saúde de Caruaru iria procurar a secretária estadual para saber quais medidas devem ser tomadas.

O NE10 interior procurou a Secretaria de Saúde e, por meio de nota, a secretaria municipal de saúde seguiu a orientação do Ministério da Saúde e informou à Secretaria Estadual de Saúde.

Nota completa:

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que diariamente todas as equipes são treinadas em relação as boas práticas de imunizações. Diante do ocorrido, o caso foi notificado a Secretaria Estadual de Saúde para avaliação e emissão de parecer técnico, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Aglomeração no Centro de Vacinação de Caruaru 

Na manhã do último sábado (15), imagens registraram uma grande quantidade de pessoas nas filas dentro do Centro de Vacinação de Caruaru. O vídeo foi enviado ao NE10 Interior, por uma moradora que foi levar a mãe para vacinar. O local estava com muitos idosos aguardando para tomar a 2ª dose da CoronaVac. 

Segundo as informações recebidas, os idosos foram até o centro de vacinação para tomar a 2ª dose da CoronaVac, no entanto não sabiam que precisavam fazer o agendamento para receber a dose do imunizante. Em nota, a Secretaria de Saúde de Caruaru reforçou a importância de respeitar o horário do agendamento para atendimento no Centro de Vacinação. 

Veja vídeo: 

*Com informações do Enfoque Geral