Covid-19

"Estamos vivendo o pior momento da pandemia", diz secretário de saúde de Caruaru

Breno Feitoza comentou ainda que a ocupação dos leitos está no limite no município

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 20/05/2021 às 10:55
Divulgação/HMV
FOTO: Divulgação/HMV

Nesta quinta-feira (20), o secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza, comentou sobre o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no município. A partir do monitoramento da ocupação dos leitos de UTI e enfermaria para pacientes com coronavírus, além do crescente aumento de registro de casos na cidade, o secretário afirma que este é o pior cenário no sistema de saúde desde o ano de 2020.

"Sempre fazemos o monitoramento da ocupação dos leitos de UTI e enfermaria. A UTI sempre foi um número que muito nos preocupou, porque sempre esteve acima de 90%. Hoje já trabalhamos com os leitos de UTI entre 97% e 100% de ocupação na rede pública e privada quase todos os dias", destacou o secretário.

Breno comentou ainda que a ocupação dos leitos faz com que o município registre uma grande fila de espera nas unidades de pronto-socorro e pronto atendimento, as UPAs. A preocupação também tem crescido com relação aos leitos de enfermaria, tendo em vista que os pacientes que saem da UTI precisam de atendimento.

O secretário destacou também que tem aumentado o número de pacientes mais jovens que precisam de atendimento médico nas enfermarias, o que tem provocado aumento na ocupação. "Hoje a enfermaria ultrapassa os 85%, chegando a 90% de ocupação. Então, sem dúvidas, o pior momento da pandemia desde o ano passado e, independente de toda a estratégia que está sendo feita para aumentar esses leitos, nós precisamos chamar a atenção da população, enquanto a campanha de vacinação avança, que nós possamos respeitar todos os protocolos sanitários", disse Breno.

Casos em Caruaru

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Caruaru na última quarta-feira (19), o município já registrou 24.144 casos de Covid-19, com 23.472 pessoas recuperadas e 571 óbitos. Até então, Caruaru já recebeu 109.422 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo que 81.106 já foram aplicadas.