combate à pandemia

Prefeitura de Caruaru anuncia que vai iniciar vacinação contra a Covid-19 nos bairros do município

Durante coletiva de imprensa, foi divulgado que o município irá reativar o Delivery Sulanca.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 26/05/2021 às 12:00
Edmilson Tanaka
FOTO: Edmilson Tanaka

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Caruaru informou que irá ampliar as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no município. Entre os pontos abordados durante a entrevista, que foi transmitida através das redes sociais, a prefeita Raquel Lyra divulgou dados sobre a evolução da doença na cidade, informou que o município irá ampliar a vacinação contra o coronavírus para os bairros e vai reativar o Delivery Sulanca.

Além da prefeita, participaram da coletiva de imprensa o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Teixeira, o secretário de Ordem Pública, Coronel Patrício Filho, e o secretário municipal de Saúde, Breno Feitoza, que detalhou a proposta da prefeitura em ampliar a vacinação. 

O secretário informou que a prefeitura irá iniciar uma busca ativa para acelerar a vacinação contra a Covid-19 no município, decentralizando a campanha de vacinação, que hoje ocorre apenas no Espaço Cultural Tancredo Neves, para outros bairros de forma itinerante. Equipes de saúde irão se deslocar para pontos estratégicos da cidade para vacinar os grupos prioritários, que são idosos de 60 a 64 anos, pessoas com comorbidades, puérperas, gestantes e deficientes físicos.

A nova estratégia de vacinação será iniciada na próxima quinta-feira (27), no Residencial Luiz Bezerra Torres, com a vacinação de idosos com idade entre 60 e 64 anos e deficientes. Na sexta-feira (26), uma equipe irá vacinar os idosos com mesma idade e deficientes que moram no Residencial Alto do Moura. Na próxima segunda-feira (31), serão vacinados os pacientes da Apodec com deficiência. "Nossa estratégia é apostar na vacinação. A vacina é o caminho mais sustentável para garantir que, de maneira sustentável, a gente possa se prevenir do vírus", disse Raquel Lyra sobre a iniciativa.

Ocupação de leitos

O município registra alta ocupação dos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 nas redes pública e privada de saúde. De acordo com os dados apresentados na coletiva, na rede pública, o hospital Manoel Afonso está com 100% de ocupação, o hospital Regional do Agreste está com 89%, enquanto o hospital Mestre Vitalino e de Campanha estão com 94% de ocupação. Já na rede privada, o hospital Unimed está com 95% de ocupação, enquanto o hospital Santa Efigênia está com 100%.

Breno Feitoza destacou que o município tem identificado aumento das internações de pacientes com faixa etária abaixo dos 40 anos. "Já sentimos um reflexo positivo da vacinação dos grupos populacionais mais idosos, sobretudo acima dos 70 e 75 anos, que é a parcela da população que mais foi vacinada com a dose dois da vacina", afirmou. O secretário informou que, no momento, o município não irá abrir novos leitos.

Delivery sulanca e fiscalização

Caruaru está listada como uma das 65 cidades do Agreste de Pernambuco que, a partir desta terça, adotam medidas restritivas mais rígidas para reduzir o contágio pela Covid-19. Estas medidas seguem em vigor até o próximo dia 6 de junho, conforme decreto publicado pelo Governo do Estado. O documento esclarece que, durante este período, fica vedado, em qualquer dia e horário, o funcionamento de estabelecimentos e a prática de atividades econômicas e sociais de forma presencial.

Em virtude da suspensão da realização das feiras do Polo de Confecções do Agreste, o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Teixeira, divulgou que o município irá retomar o Delivery Sulanca na próxima segunda-feira (31). A iniciativa gratuita é voltada a comerciantes que terão suas atividades suspensas durante o período de vigência do decreto. 

O Delivery Sulanca funcionará de forma gratuita, no Polo Caruaru, mediante cadastro no site deliverysulanca.caruaru.pe.gov.br ou através do aplicativo disponibilizado para os smatphones com sistema operacional Android.

Durante a coletiva, o secretário de Ordem Pública, Coronel Patrício Filho, informou que o município irá intensificar as fiscalizações durante este período. Serão reforçadas as equipes de fiscalização integrada, que envolve agentes da pasta, do Procon e da Polícia Militar. Estas fiscalizações serão realizadas de forma mais intensa no Centro, na periferia e com blitz na zona rural.

Confira a coletiva completa