curioso

Vídeo de superlua seguida de eclipse viraliza e intriga internautas: imagens são reais?

As imagens mostram a aproximação da lua e o momento do eclipse.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 28/05/2021 às 10:10
Reprodução
FOTO: Reprodução

Um dia depois que uma superlua e uma "Lua de Sangue" puderam ser registrados por observadores no céu em diversos locais do mundo, um vídeo com aproximadamente 30 segundos começou a viralizar nas redes sociais e chamou a atenção dos internautas. As imagens impressionantes mostram uma lua gigante e muita gente se questionou: o fenômeno é real?

No vídeo, é possível ver que uma luga gigantesca se aproxima da Terra e pouco tempo depois encobre o Sol, provocando um eclipse solar de aproximadamente cinco segundos. A descrição da publicação no TikTok dis que o fenômeno foi registrado no Ártico, "entre o Canadá e a Rússia".

 

Imagens são reais?

Apesar de serem bem inusitadas, as imagens são são reais. O caso foi desvendado por um internauta do Twitter, que encontrou o autor do vídeo, o usuário "alekset__nz". O efeito da lua é provocado por uma animação gráfica.

No perfil oficial dele é possível conferir outros vídeos com animações parecidas. Sendo assim, foi possível comprovar que as imagens não são verdadeiras. Elas se tratam de computação gráfica. 

Para o astrônomo Julio Lobo, do Observatório de Campinas, é fácil comprovar que o vídeo é fake. Segundo ele, são vários os indícios, como o movimento rápido e reto da Lua e o seu tamanho e a rapidez do falso eclipse solar. "Deu até para ver o lado oculto da Lua", destacou o astrônomo.

Ao UOL, o astrônomo Julio Lobo, do Observatório de Campinas, disse que, se isso fosse real, uma aproximação dessa causaria efeitos devastadores. "Isso afetaria as marés e até mesmo o funcionamento de satélites em volta da Terra. Um caos total", explicou.