Em virtude da tradicional solenidade católica que é celebrada em todo o mundo em honra à Eucaristia, o dia de Corpus Christi faz com que seja decretado feriado em diversos municípios do Brasil. No entanto, em Caruaru, no Agreste, apesar da festa ser celebrada pelos fiéis católicos, com a confecção dos tradicionais tapetes e celebração de missas, o dia não é considerado feriado.
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), somente são considerados feriados religiosos se existir lei municipal que regulamente. No caso de Caruaru, o dia de Corpus Christi, que será celebrado neste ano na próxima quinta-feira (3), não possui previsão legal para estabelecer o feriado.
Medidas restritivas em Pernambuco
Na última terça-feira (25), o Governo de Pernambuco publicou o decreto que esclarece quais são os serviços que não estarão autorizados a funcionar até o dia 6 de junho, como forma de conter o avanço da Covid-19. De acordo com o documento, fica vedado, em qualquer dia e horário, o funcionamento de estabelecimentos e a prática de atividades econômicas e sociais de forma presencial.
Mesmo com a suspensão do funcionamento das atividades presenciais, o Sindloja determinou que, os estabelecimentos que continuam funcionando seguindo os protocolos e com entregas via delivery ou ponto de retirada poderão determinar jornada de trabalho na próxima quinta-feira, data de Corpus Christi, já que esta data não é considerada feriado na cidade.