O milho é um alimento presente muito popular no Nordeste, principalmente no mês de junho, na época de São João. É uma delícia aproveitar o clima junino saboreando uma boa canjica, milho cozido ou assado, pamonha, mungunzá e tantos outros pratos bastante apreciados nesse período. Mas, afinal, por que se come tanta comida de milho no mês de junho?
A origem das festas juninas veio da Europa, quando os agricultores faziam festas para comemorar as colheitas. O costume foi introduzido no Brasil através dos portugueses durante a colonização, que celebravam a colheita do trigo. No nosso país, o alimento escolhido para o cultivo foi o milho, que já era típico da terra.
O período considerado pelos agricultores como o melhor para cultivar o milho no Nordeste é entre os meses de abril e maio. Junho é o mês da safra desse grão e por isso é tão popular encontrar tantas comidas utilizando o ingrediente durante a época.
> Dia do Milho: confira 5 receitas famosas com o ingrediente
O grão possui um alto valor nutritivo e é uma fonte de ferro, potássio, sais naturais, óleos, fibras e vitaminas. Ele tem uma grande versatilidade e é o ingrediente principal de pratos doces e salgados, que agradam os mais diferentes paladares.
*Com informações do Diário da Grande ABC