Festa

Último São João de Caruaru antes da pandemia foi marcado por recorde de público e shows de grandes nomes

Pátio de Eventos recebeu cerca de 50 mil pessoas por noite no evento em 2019

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 04/06/2021 às 9:30
Jorge Farias/Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Jorge Farias/Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Por causa da pandemia da covid-19, este é o segundo ano consecutivo em que o São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, não será realizado. A última edição da festa antes do coronavírus, em 2019, foi grandiosa. De acordo com o Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) municipal, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pela cidade no São João.

O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga recebeu cerca de 50 mil pessoas por noite. Em algumas delas, chegou a ter mais de 80 mil pessoas. Artistas de projeção nacional passaram pelo palco como Alceu Valença, Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano, Azulão, Alok, Fagner, Bell Marques e Elba Ramalho. Aproximadamente 100 mil pessoas estiveram nesse polo nas principais datas da festa.

Os festejos começaram em 18 de maio com o São João na Roça em Itaúna. No mês de junho, a programação trouxe atrações para os 24 polos de animação. Foram 815 apresentações e mais de 500 artistas foram contratados. Foram realizados muitos shows, ações para o público infantil, rodas de conversas sobre forró, exibição de documentários, comidas gigantes e festival de quadrilhas juninas.

Relembre os principais shows de 2019:

Shows de Batista Lima e Fulô de Mandacaru

No sábado (8), as atrações foram Batista Lima, Jonas Esticado e a banda Fulô de Mandacaru, vencedora do reality show SuperStar, da Rede Globo. Os shows atraíram cerca de 70 mil pessoas para o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

O primeiro a subir ao palco foi o cantor Batista Lima, que trouxe os hits da época da banda Limão com Mel, como "Tome Amor" e "Toma conta de mim". Depois, a banda Fulô de Mandacaru chegou com o típico forró nordestino para o palco. O trio cantou "Só o Mie" e até mesmo sucessos nacionais como "Eva", "Não Quero Dinheiro", entre outros.

A última atração foi o cantor Jonas Esticado, com músicas como "Com o Amor Não se Brinca" e a "Moça do Espelho". A noite ainda teve homenagens ao cantor Gabriel Diniz, que se apresentaria na última sexta-feira.

Show de Marília Mendonça no Dia dos Namorados

De acordo com a prefeitura de Caruaru, o show da cantora sertaneja Marília Mendonça no Dia dos Namorados teve cerca de 80 mil pessoas. Mesmo com chuva, o público compareceu e os portões tiveram que ser fechados. Esse foi o primeiro show dela na festa.

Show de Xand Avião

O cantor Xand Avião foi a atração principal da noite do domingo (16) no Pátio de Eventos. Ele cantou sucessos como "Casal Raiz", "Sábado à noite" e "Se Mordendo de Raiva", além de relembrar os hits da época da banda Aviões do Forró.

Shows de Saia Rodada e Luan Estilizado

O cantor Raí, da banda Saia Rodada, agitou a multidão ao trazer sucessos como a canção "Eu Acho Que Não". Ele atendeu aos pedidos do público, que queria as primeiras músicas da Saia Rodada no repertório, como "Não Vou Mais Chorar" e "Eterno Amor" e encerrou com muito forró tradicional.

Luan Estilizado fechou a noite do sábado com seu ritmo estilizado ao som da sanfona. Pela terceira vez na cidade de Caruaru, o artista trouxe para o público as canções que já fazem parte das suas apresentações, como sucessos de Luiz Gonzaga.

Noite católica

A comemoração especial para os católicos celebrou o Dia de Corpus Christi. O público aproveitou o show de Silvio Romero e Carlinhos Silva, em um tributo ao Padre Zezinho. Houve um momento de adoração seguido da benção do Santíssimo Sacramento. O cantor Benil Ramos trouxe o show "Redenção" para encerrar a noite. A apresentação, muito esperada por quem prestigiava a festa, teve canções como "Quem é essa que avança como aurora", "Foi por você" e "O Céu se Abre".

Show do DJ Alok

O DJ e produtor musical Alok se apresentou durante uma sexta-feira multicultural com shows também de Didi Caruaru e Israel Novaes.

Shows de Zé Neto e Cristiano e Geraldinho Lins

Mais de 80 mil pessoas estiveram no Pátio de Eventos na noite do sábado (22). Os portões se fecharam e o público curtiu os shows de Gleydson e Henricky, Geraldinho Lins e Zé Neto e Cristiano.

Geraldinho Lins revisitou os trinta anos de carreira com um repertório variado. Já era quase meia noite quando Zé Neto e Cristiano subiram ao palco pela primeira vez no São João da cidade. Eles começaram com a música "Notificação Preferida" e fez o público inteiro cantar.

Show de Matheus e Kauan

A virada da véspera de São João para o dia do santo, no domingo (23), foi marcada pelo show de Matheus e Kauan. Antes da dupla, se apresentaram os cantores Ricardo França e Azulão e Azulinho. Matheus e Kauan participaram pelo terceiro ano consecutivo da dupla na festa. Além das músicas que haviam lançado na época, como "Tem Moda Pra Tudo", eles trouxeram sucessos antigos, como "Que Sorte a Nossa", "Nessas Horas" e "O Nosso Santo Bateu".

A noite foi fechada pelo cantor Novinho da Paraíba.

Fagner e Gustavo Mioto

Na segunda-feira(24), feriado de São João, Raimundo Fagner e Gustavo Mioto cantaram no Pátio de Eventos. Fagner, que não se apresentava em Caruaru desde 2013 e embalou o público com as românticas "Deslizes", "Borbulhas de Amor", "Espumas ao Vento" e "Fanatismo".

Gustavo Mioto se apresentou pelo segundo ano consecutivo no evento e encerrou a noite. Entre os sucessos, ele cantou "Anti Amor", "Contramão", "Impressionando os Anjos", "Solteiro Não Trai", e mais.

Noite gospel

O Pátio de Eventos recebeu a 2ª Noite Gospel Caruaru Pela Unidade. O evento trouxe novamente o cantor Mattos Nascimento com sua banda para uma noite de louvor e adoração. A Noite Gospel foi promovida pela Associação dos Pastores de Caruaru com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo. Além de Mattos Nascimento, o público também conferiu os shows de Iago Lopes, da Banda YMB, Daniel Aurdany, Jonas Souza e Erasmo Miguel. A apresentação foi do pastor Pr. André Gomes de Lira, da igreja Evangélica Encontro das Águas.

Show de Léo Santana e Maciel Melo

Na sexta-feira (28), véspera de São Pedro, o Pátio de Eventos teve como atrações Gilvan Neves, Léo Santana e Maciel Melo.

Show de Bruno e Marrone encerrou última noite de apresentações do Pátio do Forró

A última noite de shows no Pátio teve muito romantismo e forró com Valdir Santos, Bruno e Marrone e Avine Vinny. A dupla Bruno e Marrone agitou o público e colocou todo mundo para cantar sucessos como "Dormi na Praça", "Te Amar Foi Ilusão" e "Se Não Tivesse Ido". Além disso, o repertório também teve os hits novos da dupla na época, como "Surto de Amor" e "Beijo de Varanda".

Shows de Santana e Petrúcio Amorim fecharam São João no Alto do Moura

O Alto do Moura ficou cheio de forrozeiros no início da tarde do domingo (30). Petrúcio Amorim, Santana e Geraldo Cardoso agitaram o público. Depois de três trios pé de serra, Petrúcio Amorim subiu ao palco. O poeta do Vassoural dobrou o tempo previsto para o show.

O cantador Santana, que fez parte da abertura do São João do Alto do Moura, voltou para encerrar a festa. Ele foi ovacionado e fez o público dançar e cantar.