fofura

Após ser rejeitado pela família, macaco passa dia com bichos de pelúcia e dorme à noite na casa da veterinária

O pequeno Iuri é cuidado com animais de pelúcia, cobertores, leite especial e mamadeiras.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 09/06/2021 às 12:40
Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação
FOTO: Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação

Uma veterinária se encarregou de cuidar de um filhote de macaco-caranguejeiro na sua própria casa durante uma noite depois que o pequeno foi rejeitado pela família no zoológico de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O mamífero, batizado com o nome Iuri, está sendo cuidado em local reservado, com bichos de pelúcia, cobertores, leite especial e mamadeiras.

Iuri nasceu em fevereiro e desde então não foi bem recebido bem pelos irmãos. A conivência familiar acabou ficando perigosa e, por isso, a equipe que o acompanhava decidiu isolá-lo. Em virtude dos cuidados intensos necessários, ficou decidido que o filhote passaria um período na residência da veterinária, Samara de Oliveira Freitas.

Iuri recebe todos os cuidados da equipe do zoológico
Iuri recebe todos os cuidados da equipe do zoológico
Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação

O filhote dorme na casa da veterinária

De acordo com a bióloga responsável pela equipe, Marcia Regina Gonçalves Achutti, o pequeno macaco está se desenvolvendo bem e com saúde. Durante este período, a veterinária Samara de Oliveira Freitas cuida dele em casa no período da noite.

"Ele vem ficando comigo aqui em casa a noite para receber alimentação e cuidados. Ele vem só para eu poder cuidar durante a noite e madrugada. E durante o dia, ele retorna para o zoo para ficar em um ambiente todo preparado para ele. Quando ele ficar mais independente, vai ficar direto no zoo", disse a veterinária Samara ao G1.

A veterinária comentou que é responsável pela alimentação, dada a cada quatro horas, pela higienização e pelo processo de pesagem do animal. "Mesmo que mude um pouco a rotina, é muito prazeroso cuidar desses bichinhos. Agora que ele já está um pouco maior, estou alimentando a cada quatro horas na mamadeira. Mas no início era a cada duas horas. Era um pouco mais puxado", relembra a veterinária.

Durante o dia, quando está no zoológico, Iuri é mantido em um local com bichos de pelúcia, cobertores, leite especial e mamadeiras. Este cuidado será seguido por seis meses e serve para tentar simular os cuidados maternos e garantir a sobrevivência do filhote.

"Toda a equipe toma todos cuidados para não se apegar muito a ele e nem ele a gente, para não influenciar em um possível retorno para o recinto", afirma Samara.

Iuri fica com bichos de pelúcia no zoológico
Iuri fica com bichos de pelúcia no zoológico
Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação

*Com informações do G1