Pandemia

Confira horário de funcionamento de esportes coletivos profissionais e recreativos em PE

Centros esportivos, clubes sociais e associações esportivas poderão funcionar até as 22h.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 17/06/2021 às 19:39
PCR
FOTO: PCR

Proibidos desde março de 2021, os esportes coletivos profissionais e recreativos poderão voltar a funcionar em Pernambuco a partir da próxima segunda-feira (21). O anuncio foi feito durante uma coletiva de imprensa do governo do estado na tarde desta quinta-feira (17), que também liberou outras atividades no Agreste e Sertão.

 

De acordo com a secretária executiva Ana Paula Vilaça, dentre as atividades que poderão voltar a funcionar a partida da segunda, estão centros esportivos, clubes sociais e associações esportivas. Com isso, as atividades esportivas recreativas e profissionais estão liberadas para funcionar, até as 22h nos dias de semana e até às 21h nos sábado, domingos e feriados.

A retomada está valendo para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste e parte do Sertão, que correspondem a 1ª, 2ª e 4ª macrorregiões. Já para a 3ª macrorregião, com sedes Sertão, o horário limite será à 18h, durante a semana e finais de semana.

Confira as atividades que poderão voltar a funcionar em PE

Academias

Durante a semana as academias poderão funcionar com capacidade máxima de 30%, até as 22h; E durante o final de semana até as 21h. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². 

Bares, restaurantes e lanchonetes

 Durante a semana bares restaurantes e lanchonetes poderão funcionar com capacidade máxima de 50% até às 21h. Já durante os finais de semana até as 21h. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². 

Delivery, drive-thru e ponto de coleta podem continuar funcionando após os horários de funcionamento presencial. 

Comércio varejista do centro e bairros

Podem funcionar das 8h às 20h nos dias de semana e 9h às 19h nos finais de semana e feriados. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². 

Escolas e universidades públicas e privadas

Escolas e universidades devem funcionar com 50% do limite da capacidade total. Durante a semana das 6h às 22h e nos finais de semana da 9h às 17h. A medida é válida para ensino Superior, médio, fundamental I e II, e infantil. 

Escritórios comerciais e prestação de serviços

Durante a semana os escritórios podem funcionar das 8h às 20h nos dias de semana e 9h às 19h nos finais de semana e feriados, com 50% do limite da capacidade total. Além disso esses espaços devem manter o distanciamento de 1,5 m entre as estações de trabalho. 

Igrejas e atividades religiosas

As igrejas e templos religiosos devem funcionar com 50% da capacidade total. Durante a semana poderá funcionar até às 22h e nos finais de semana até às 21h. 

Shopping centers e galerias comerciais

Durante a semana podem funcionar até às 22h e durante os finais de semana até às 21h. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². 

Eventos corporativos 

Eventos corporativos como colação de grau, aula da saudade, e cultos ecumênicos, poderão ser realizados até às 22h, durante a semana com até 50 pessoas ou 30% da capacidade. E nos finais de semana até as 21h.

Esses eventos devem devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². E está proibida a utilização de música e bandas. 

Cinemas, teatros e museus

Os espaços culturais poderão funcionar até as 22h durante a semana, e até as 21h nos finais de semana, com 30% da capacidade máxima, ou até 100 pessoas. Museus e demais equipamentos culturais, só será permitido um visitante a cada 20m² das áreas expositivas internas e um visitante a cada 10m² nas áreas externas. Com exceção de cidades do Sertão. 

A realização de shows nesse tipo de atividades segue proibida. 

Centros esportivos, clubes sociais e associações esportivas

As atividades esportivas recreativas e profissionais estão liberadas para funcionar, até as 22h nos dias de semana e até às 21h nos sábado, domingos e feriados, nas 1ª, 2ª e 4ª macrorregiões. Já para a 3ª macrorregião, com sedes Sertão, o horário limite será à 18h, durante a semana e finais de semana.

Os jogos de futebol profissional também permanecem sendo realizados sem a presença do público.

Medidas restritivas no Sertão 

A 3ª Macro Região, contemplada pelas VI, X e XI Geres, com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada também terá flexibilização no horário de funcionamento das atividades. A região estava em quarentena mais rígida devido a alta procura por leitos de UTI.

Ao todo, serão 35 cidades que terão a retomada do funcionamento. A princípio, todas as atividades comerciais, incluindo bares, restaurantes e igrejas, poderão funcionar até as 20h nos dias de semana e finais de semana. A retomada tem início na próxima segunda (21) e valerá até o dia 27 de junho, quando deverá ser divulgada uma nova ampliação do funcionamento, dependendo dos números da saúde.

Confira cidades: 

VI Geres

Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

X Geres 

Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI Geres

Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.