Pandemia

Governo de Pernambuco anuncia flexibilização de atividades comerciais em todo estado

Atividades poderão funcionar até as 22h durante a semana a partir da próxima segunda-feira (21)

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 17/06/2021 às 17:30
Alex Oliveira / JC IMAGEM
FOTO: Alex Oliveira / JC IMAGEM

Durante um coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (17), o Governo de Pernambuco, anunciou um novo plano de convivência com a Covid-19 e a ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais em todo o estado, a partir da próxima segunda-feira (21) até o dia 4 de julho.

De acordo com o secretário de Saúde André Longo, a medida foi tomada devido à queda na procura por leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o governador Paulo Câmara, anunciou que a fila por UTIs foi zerada. "Em relação a esses casos que denominamos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na semana epidemiológica 23 registramos uma redução de 10% em comparação a semana 22, e de 12,3% em relação a semana 21. Nas solicitações de leitos de UTI houve redução de 16% no acumulado do estado", afirmou o secretário.

A secretária executiva Ana Paula Vilaça explicou que as atividades comerciais em geral de todo o estado de Pernambuco, terão o horário ampliado até as 22h durante os dias de semana e até as 21h durante os finais de semana. A medida passa a valer a partir do dia 21 de junho até o dia 4 de julho. Além do avanço do horário de funcionamento, o governo também autorizou a retomada das cirurgias eletivas que estavam suspensas desde o dia 8 de março.

"A retomada será feita de maneira gradual, de acordo com a realidade de cada unidade de saúde, levando em consideração a oferta de vagas e a adequação necessário dos insumos médicos hospitalares nas unidades que ainda tem atendimento à Covid-19", ressaltou André Longo.

Medidas restritivas no Sertão 

A 3ª Macro Região, contemplada pelas VI, X e XI Geres, com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada também terá flexibilização no horário de funcionamento das atividades. A região estava em quarentena mais rígida devido a alta procura por leitos de UTI.

Ao todo, serão 35 cidades que terão a retomada do funcionamento. A princípio, todas as atividades comerciais, incluindo bares, restaurantes e igrejas, poderão funcionar até as 20h nos dias de semana e finais de semana. A retomada tem início na próxima segunda (21) e valerá até o dia 27 de junho, quando deverá ser divulgada uma nova ampliação do funcionamento, dependendo dos números da saúde.

Confira as atividades que poderão voltar a funcionar  

Academias

Durante a semana as academias poderão funcionar com capacidade máxima de 30%, até as 22h; E durante o final de semana até as 21h. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². 

Bares, restaurantes e lanchonetes

Durante a semana bares restaurantes e lanchonetes poderão funcionar com capacidade máxima de 50% até às 21h. Já durante os finais de semana até as 21h. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². 

Delivery, drive-thru e ponto de coleta podem continuar funcionando após os horários de funcionamento presencial. 

Comércio varejista do centro e bairros

Podem funcionar das 8h às 20h nos dias de semana e 9h às 19h nos finais de semana e feriados. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². 

Escolas e universidades públicas e privadas

Escolas e universidades devem funcionar com 50% do limite da capacidade total. Durante a semana das 6h às 22h e nos finais de semana da 9h às 17h. A medida é válida para ensino Superior, médio, fundamental I e II, e infantil. 

Escritórios comerciais e prestação de serviços

Durante a semana os escritórios podem funcionar das 8h às 20h nos dias de semana e 9h às 19h nos finais de semana e feriados, com 50% do limite da capacidade total. Além disso esses espaços devem manter o distanciamento de 1,5 m entre as estações de trabalho. 

Igrejas e atividades religiosas

As igrejas e templos religiosos devem funcionar com 50% da capacidade total. Durante a semana poderá funcionar até às 22h e nos finais de semana até às 21h. 

Shopping centers e galerias comerciais

Durante a semana podem funcionar até às 22h e durante os finais de semana até às 21h. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². 

Eventos corporativos 

Eventos corporativos como colação de grau, aula da saudade, e cultos ecumênicos, poderão ser realizados até às 22h, durante a semana com até 50 pessoas ou 30% da capacidade. E nos finais de semana até as 21h.

Esses eventos devem devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². E está proibida a utilização de música e bandas.