Saúde

Petrolina terá curso municipal de medicina a partir de 2022

Curso será voltado para atenção básica de saúde e irá ofertar 100 vagas

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/06/2021 às 15:46
Reprodução/Prefeitura de Petrolina
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Petrolina

A partir de 2022, Petrolina irá ganhar o primeiro curso municipal de medicina. A notícia foi anunciada nesta sexta-feira (25) pelo prefeito Miguel Coelho durante reunião com a Faculdade de Petrolina (Facape). Quando estiver funcionando, serão 100 vagas destinadas à formação de alunos no curso municipal de Medicina. 

De acordo com o prefeito, a graduação para a atenção primária, beneficiando a saúde pública da região. Além disso, o curso municipal de Medicina terá uma cota de 30% das vagas para estudantes da região que abrange a chamada Rede PEBA (Pernambuco/Bahia), constituída por municípios próximos de Petrolina, garantindo assim que os estudantes tenham vínculo com o Sertão do São Francisco.

Para garantir a abertura do curso em 2022, a Prefeitura de Petrolina informou que vai investir cerca de R$ 2 milhões em obras e compra de equipamentos para a estrutura de ensino. "É uma grande conquista para o povo de Petrolina. Nossa meta é que o primeiro vestibular já ocorra no primeiro semestre e as aulas iniciem a partir de agosto de 2022. Esse curso significa mais saúde e educação de qualidade para a nossa população, além do fortalecimento da rede básica de nossa região", comemorou o prefeito.

A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito Simão Durando e pelo deputado estadual Antonio Coelho. Durante a reunião, a equipe da Facape, por meio do presidente da instituição, Antônio Habib, agradeceu o empenho do prefeito e do deputado Antonio Coelho para viabilizar o novo curso.