Pride

Dia internacional do Orgulho Gay: Saiba o que significa cada letra da sigla LGBTQIA+

Data marca luta da comunidade LGBTQIA+ por uma sociedade igualitária e sem preconceito

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 27/06/2021 às 16:30
Pixarbay
FOTO: Pixarbay

O mês de junho é marcado por ser o mês do orgulho LGBTQIA+. Durante todo o período, as comunidades LGBTQIA+ relembram a importância da luta a favor dos direitos igualitários para os membros da comunidade. Nesta segunda-feira (28), é celebrado o dia Internacional do Orgulho Gay, data que marca a resistência da luta da comunidade LGBTQIA+. 

A data surgiu em referência à Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, quando gays, transexuais e drag queens protestaram contra uma ação de policiais nova-iorquinos que queriam fechar um bar que reunia a comunidade. No ano seguinte, nasceu a primeira Parada do Orgulho Gay.

No entanto, não importa o mês, a data ou o ano, a comunidade LGBTQIA+ luta pela construção de uma sociedade livre de preconceitos, igualitária e democrática, que se orgulha de ser quem, de amar quem quiser. Essa luta não é apenas dos LGBTQIA+, essa é uma luta da sociedade. 

Sigla LGBTQIA+

Cada letra da sigla LGBTQIA+ representa um grupo de pessoas que se reconhece por uma orientação sexual ou uma identidade de gênero diferente das orientações sexuais tidas como únicas pela sociedade. A palavra, é a evolução de GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais), e uma evolução de LGBT, que significa a mesma coisa da sigla anterior, mas com a ordem das letras diferentes. 

As siglas, e as mudanças pelas quais passaram, representam a evolução da comunidade que passou a lutar pela inclusão de pessoas em suas diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. 

L = lésbicas

G = Gays

B = Bissexuais

T = Transgêneros, transexuais e travestis

Uma pessoa transgênera não se identifica com gênero designado no nascimento (gênero feminino ou masculino). Esse grupo tem mais a ver com o modo como a sociedade quer que eles sejam. Por exemplo agir e se vestir como um "mulher", ou como um "homem".

Transexuais são pessoas que não se identificam com o sexo biológico. Por exemplo, uma pessoa que nasce com o corpo masculino, mas se identifica com um corpo feminino.  

Sobre travesti, se enquadra na mesma categoria de transexuais, no entanto esse termo possui uma marca social. Travesti é mais comum nas classes sociais mais baixas e marginalizadas. Além disso, existe também a compreensão de que travesti é uma outra identidade de gênero. A explicação seria que a travesti pode transitar pelo gênero oposto, mas continua se identificando. 

Q = Queer 

A sigla Q é de Queer, são pessoas que transitam entre os gêneros feminino, masculino, e também os não-binários, que rejeita os dois gêneros. A teoria queer afirma que a orientação sexual e a identidade de gênero são resultado de uma construção social, e não de uma funcionalidade biológica.

I = Intersexo 

O I significa Intersexo, que representa pessoas cujo desenvolvimento sexual corporal não se encaixa como masculino ou feminino. Nesse grupo, é comum que algumas pessoas no nascimento não desenvolvam completamente as genitais femininas e masculinas, ou desenvolvam os dois. 

A = Assexuais 

A letra A se refere a Assexuais, aqueles que não sentem atração afetivo-sexual por outra pessoa, independente de orientação sexual e de identidade de gênero.

+ = outras possibilidades

O sinal de mais (+), representa outras possibilidades de orientação sexual e identidade de gênero que existam. Como pansexuais, pessoas que sentem atração afetivo-sexual independente da identidade de gênero da pessoa. É a orientação sexual mais fluida.