menu

Decreto que amplia o funcionamento de atividades econômicas e sociais começa a valer nesta segunda em PE

Entre as mudanças estão os horários de bares e restaurantes e a autorização para eventos sociais e corporativos.

Restaurante se prepara para reabrir em Caruaru
Restaurante em Caruaru (Reprodução/TV Jornal Interior)

Começa a valer nesta segunda-feira (5) um novo plano de convivência com a Covid-19 em Pernambuco. As novas medidas, que preveem a flexibilização de atividades econômicas e sociais, foram anunciadas em coletiva de imprensa na última quinta-feira (2). Entre as principais medidas, está a liberação dos eventos e a ampliação do horário de bares e restaurantes.

De acordo com o decreto publicado pelo Governo do Estado, estão permitidos eventos sociais e corporativos em todas as macrorregiões, com limite de 100 pessoas ou 30% da capacidade do local, quando ele for pequeno. O horário de funcionamento dos bares e restaurantes foi ampliado, mas ainda não foi liberada a música ao vivo.

Entenda o que muda:

Eventos sociais/buffet:
Na macrorregião 1, que engloba o Grande Recife, as zonas da Mata Norte e Sul e parte do Agreste, vão funcionar das 8h às 23h, durante a semana, e das 8h às 22h, nos finais de semana. Já nas macrorregiões 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 8h às 22h, na semana, e 8h às 21h, no final de semana. O número de pessoas, em todas as macrorregiões, será de 50 ou 30% da capacidade do local, o que for menor. Música ao vivo continua proibido.

Ex: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.

Eventos corporativos:
Na macrorregião 1, vão funcionar das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Antes, podiam funcionar até às 21h nos finais de semana. Já nas macrorregiões 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 8h às 22h, na semana, e 8h às 21h, no final de semana. O número de pessoas, em todas as macrorregiões, passa de 50 para 100 ou 30% da capacidade do local, o que for menor. Música ao vivo continua proibido.

Ex: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico:
Na macrorregião 1, vão funcionar das 8h às 23h, na semana, e das 8h às 22h, nos finais de semana. Antes, podiam funcionar até às 22h, na semana, e às 21h, aos sábados e domingos. Já nas macrorregiões 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 8h às 22h, na semana, e 8h às 21h, no final de semana. O número de pessoas, em todas as macrorregiões, passa de 50 para 100 ou 30% da capacidade do local, o que for menor. Música ao vivo, alimentos e bebidas continuam proibidos.

Cinema, teatro e circo:
Na macrorregião 1, vão funcionar das 9h às 23h, na semana, e das 9h às 22h, nos finais de semana. Antes, podiam funcionar das 10h às 22h, na semana, e das 10h às 21h, aos sábados e domingos. Já nas macrorregiões 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 9h às 22h, na semana, e das 9h às 21h, no final de semana. O número de pessoas, em todas as macrorregiões, passa de 100 para 200 ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

Museus e demais equipamentos culturais:
Na macrorregião 1, vão funcionar das 9h às 22h, na semana e nos finais de semana. Antes, podiam funcionar das 10h às 22h, na semana, e das 10h às 21h, aos sábados e domingos. Já nas macrorregiões 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 9h às 22h, na semana, e das 9h às 21h, no final de semana. Continua permitido um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Clubes sociais:
Na macrorregião 1, vão funcionar das 5h às 23h, na semana, e das 5h às 22h, nos finais de semana. Antes, podiam funcionar das 5h às 22h, na semana, e das 5h às 21h, aos sábados e domingos. Já nas macrorregiões 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 5h às 22h, na semana, e das 5h às 21h, no final de semana. Continua vedado o funcionamento de saunas e música ao vivo.

Bares/Restaurantes
Na macro I, passam a funcionar até as 23h nos dias de semana e até 22h nos fins de semana.
Nas Macros 2,3,4, até 22h nos dias de semana e até 21h nos fins de semana.

Shopping Centers
Na Macro I, poderão funcionar até às 22h todos os dias.
Nas Macros 2, 3 e 4, poderão funcionar até às 22h nos dias de semana e até às 21h nos fins de semana.