Trânsito

Detran-PE adere a sistema eletrônico que permite descontos de até 40% em multas

Saiba como se cadastrar

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 22/07/2021 às 12:56
Foto: Divulgação/Detran-PE
FOTO: Foto: Divulgação/Detran-PE

Nesta quinta-feira (22), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou que passa a integrar o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Ele permite descontos de até 40% no valor das multas para infrações cometidas em todo o território nacional para veículos de fora e de dentro do Estado.

O motorista deve se cadastrar no SNE no site do Denatran ou baixar o aplicativo do Carteira de Trânsito Digital (CTD). Com isso, as notificações poderão ser recebidas de maneira eletrônica, deixando de serem enviadas no papel. Elas ficarão disponíveis no aplicativo e o usuário tem acesso aos detalhes da multa, além de copiar o código de pagamento e fazer o download do formulário para indicação do condutor infrator ou entrar com recurso.

Se o usuário não concordar com alguma infração, ele poderá apresentar sua defesa, mas não terá direito ao desconto de até 40%, que é válido até a data de vencimento.

Como fazer o cadastro no sistema

O usuário deve se cadastrar no SNE no site do Denatran ou baixar o app do Carteira de Trânsito Digital no celular. Para aderir ao SNE, os habilitados precisam informar o CPF, e-mail, senha, o registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Quem não for habilitado, mas tem veículos em seu nome, também pode se cadastrar. Para isso, é preciso informar esses dados já citados acima, exceto a CNH.

Para pessoa jurídica, o acesso deve ser feito por meio de Certificado Digital (padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3) da empresa.

De acordo com o Detran, é possível cancelar o cadastro, mas as notificações que forem encaminhadas até o dia do cancelamento serão válidas.