Ciência

Pesquisadora brasileira que sequenciou genoma da covid-19 ganha Barbie em sua homenagem

Jaqueline Goes de Jesus também é uma das criadoras da vacina Oxford/AstraZeneca

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 04/08/2021 às 15:12
Jaqueline Góes de Jesus/Divulgação
FOTO: Jaqueline Góes de Jesus/Divulgação

A pesquisadora brasileira Jaqueline Goes de Jesus, que sequenciou o genoma de uma variante da covid-19 e é uma das criadoras da vacina de Oxford/AstraZeneca foi escolhida pela fabricante de brinquedos Mattel para ser homenageada. A empresa anunciou nesta quarta-feira (4) que vai lançar uma coleção de bonecas Barbie em homenagem a cientistas de vários países.

Jaqueline é doutora em Patologia Humana e Experimental, pela Universidade Federal da Bahia e pesquisadora no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo da Universidade de São Paulo, além de fazer parte do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus.

Ela estava na equipe que sequenciou os primeiros genomas da covid-19 no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso da doença no país.

Mais cientistas homenageadas

Além de Jaqueline, também serão homenageadas outras cinco mulheres: a cientista britânica Sarah Gilbert, que também é uma das criadoras da vacina contra covid-19 Oxford/AstraZeneca, a psiquiatra canadense Chika Stacy Oriuwa, que lutou contra o racismo sistêmico na saúde, a médica australiana Kirby White, que criou uma bata cirúrgica que pode ser lavada e reutilizada pelos profissionais que atuam na linha de frente, Audrey Cruz, médica da linha de frente de Las Vegas, nos Estados Unidos e a enfermeira Amy O'Sullivan, que cuidou do primeiro paciente diagnosticado com covid-19 em um hospital em Nova York.

De acordo com a Mattel, a ideia é criar um novo perfil de bonecas que representam profissões e papeis sociais.

*Com informações da CNN Internacional e Capricho.