Saúde

Janssen avalia possibilidade de aplicar dose extra de vacina contra covid-19

Estudo aponta que dose de reforço possibilita aumento dos anticorpos

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/08/2021 às 15:50
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

De acordo com um estudo feito pela farmacêutica Janssen, divulgado nessa segunda-feira (23), está sendo avaliada a possibilidade de aplicar uma dose de reforço da vacina contra covid-19. Atualmente, esse é o único imunizante de dose única no mundo.

O resultado do estudo aponta que a dose extra possibilita o aumento dos anticorpos contra a doença em até nove vezes.

Em uma pesquisa feita com 2 mil pessoas, os pacientes que tomaram a dose de reforço entre seis a oito meses após a primeira dose desenvolveram mais anticorpos que os pacientes que haviam recebido a vacina até 28 dias antes.

Aumento de anticorpos

Foram registrados aumentos significativos nas respostas de anticorpos de ligação nas pessoas com idades de 18 a 55 anos e nas pessoas com mais de 65 anos que receberam uma dose de reforço mais baixa.

“Com esses novos dados, também vemos que uma dose de reforço da vacina Covid-19 da Johnson & Johnson aumenta ainda mais as respostas de anticorpos entre os participantes do estudo que já haviam recebido nossa vacina”, disse o chefe de pesquisa global da Johnson & Johnson, Mathai Mammen.

A empresa também disse que está discutindo com a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, o Centro dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) sobre a aplicação da dose extra.

*Com informações do JC