Economia

Saiba quais são os aparelhos que mais consomem energia elétrica; veja como economizar

Conta de luz está mais cara a partir de setembro

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 02/09/2021 às 11:30
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

O mês de setembro já começou com a conta de luz mais cara. A taxa aumentou quase 50% a partir dessa quarta-feira (1º) por causa da criação da nova bandeira tarifária, chamada de "escassez híbrida". O valor subirá de R$ 9,49 para R$ 14,20. A cada 100 kWh de energia consumida, uma taxa extra será cobrada.

Muitos brasileiros estão procurando formas de economizar e evitar gastos muito altos. Pensando nisso, separamos uma lista com alguns eletrodomésticos que consomem mais energia elétrica e que precisam de uma atenção a mais durante o uso.

Confira os aparelhos que mais consomem energia elétrica:

Ar-condicionado
O aparelho é um dos que mais consome energia. De acordo com o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel), o modelo que for menor ou igual a 9 mil BTU/h tem consumo médio mensal de 128,80kWh se usado por oito horas em 30 dias.

Uma dica é buscar um modelo adequado para o tamanho do cômodo em que você pretende instalar.

Geladeira
Uma geladeira com modelo de uma porta tem consumo médio mensal de 25,20kHw. Os modelos de duas portas frost free consomem 56,88kHw por mês. Uma das dicas para ajudar na economia é evitar abrir a porta da geladeira o tempo todo. Também é importante verificar se a vedação está funcionando corretamente e manter o aparelho distante do fogão.

Chuveiro elétrico
Para não levar um susto com o valor da conta, a recomendação é buscar um modelo com menor potência. Lembre-se também de desligar o chuveiro quando não estiver utilizando e ficar menos tempo no banho.

Videogame
Segundo o Procel, se usado por quatro horas diariamente, o videogame pode ter um consumo de 1,44 kHw por mês. O gasto é maior dependendo do modelo. Videogames mais novos, como o PS4 ou Xbox One, gastam mais energia que os seus modelos anteriores.

A dica é reduzir o tempo de uso e também desligar o aparelho após jogar, sem deixar no modo standby.

Micro-ondas

A dica é utilizar menos o aparelho e buscar modelos mais eficientes.

Televisão
A dica é reduzir o tempo de uso do equipamento e tirar da toma quando não estiver assistindo. Trocar LCD por LED ajuda na economia também.

Carregador de celular
Fique atento ao carregamento do seu celular. O carregador consome, em média, 0,26kHw quando não está sendo utitlizado e pode ir até 5kHw quando o celular esá totalmente carregado, mas continua na tomada. Então, assim que o celular estiver carregado, a recomendação é retirar o carregador da tomada.

*Com informações site do Banco BV