PANDEMIA

Pernambuco confirma a primeira morte pela variante Delta no Estado

O número sobe para 29 casos da variante Delta no Estado

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 10/09/2021 às 17:26
NOTÍCIA
Miva Filho/SES
FOTO: Miva Filho/SES
Leitura:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou a primeira morte pela variante Delta em Pernambuco. A vítima foi uma pessoa de 75 anos de Recife, que tinha comorbidades e veio a óbito no dia 23 de agosto. Ainda foram confirmados mais 14 casos da variante no estado. Até agora, o Estado totaliza 29 pessoas infectadas por essa linhagem.

O paciente foi o único registrado como grave, com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e que tinha comorbidades como diabetes, doença cardiovascular crônica e portador de marcapasso.  

A confirmação foi através de mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). Essa confirmação foi diferente dos anteriores pelo fato das amostras analisadas, por já terem algum tipo de suspeita para a variante Delta, sendo esse o critério de seleção. 

Ainda foram registrados mais 14 novos casos das cidades  de Araçoiaba (1), Caruaru (4), Escada (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Quipapá (1), Recife (3) e Fernando de Noronha (1), além de 1 pacientes de outro estado: São Paulo/Ubatuba (1), turista que foi testado e notificado por Fernando de Noronha. 

Casos Gamma

Foram identificados também 7 como da linhagem e sublinhagem Gamma (31,8%). Esses pacientes eram dos municípios de Fernando de Noronha (2), Frei Miguelinho (3) e Paulista (1), além de 1 do Rio Grande do Norte/Mossoró. Todas as coletas dos materiais biológicos para esta rodada de sequenciamento genético.  

Mais Lidas