fenômeno

Tempestade de poeira cobre cidades no interior de São Paulo; veja vídeo

As cidades de Franca e Ribeirão Preto ficaram cobertas pela nuvem.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 27/09/2021 às 9:18
REPRODUÇÃO/TWITTER
FRANCA Dia virou noite após nuvem de poeira encobrir a cidade e causar espanto nas redes sociais - FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Algumas cidades do interior de São Paulo foram atingidas por uma tempestade de poeira no último domingo (26). Moradores Franca e Ribeirão Preto, no nordeste do estado, registraram o fenômeno através de vídeos.

..

Pouco tempo depois de a tempestade ser registrada, começou a chover na região e a poeira foi dispersada. A tempestade de areia passou por locais como Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e algumas cidades de Minas Gerais, que fazem fronteira com o estado.

Moradores relataram que a nuvem começou a ser formar por volta das 15h30. Pouco depois, a região registrou pancadas de chuva. Segundo o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Meteorológicas), choveu 24,4 milímetros até as 17h na região de Ribeirão Preto.

O fenômeno é chamado de "haboob", de acordo com com site de meteorologia MetSul, a tempestade de areia levada por uma corrente atmosférica, que frequentemente ocorre em regiões áridas em todo o mundo. 

Segundo o site, como o tempo na região estava muito seco e com chuva escassa, o solo acumulava grande quantidade de poeira. Com as nuvens carregadas e o vento forte, se formou o fenômeno.

Veja o vídeo

Comentários