Uma idosa de 102 anos teve que ser carregada pelo neto para poder tomar a dose de reforço da vacina contra covid-19 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Brasília na tarde dessa quarta-feira (22). O neto, de 34 anos, pediu que ela fosse vacinada no carro, mas, de acordo com ele, o posto negou o pedido.
..
Através de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal disse que o posto não tem drive thru para vacinação, mas ofereceu uma cadeira de rodas para que a idosa pudesse ser transportada. "Assim, a equipe prontamente ofereceu uma cadeira de rodas para transportar a paciente até o local de aplicação da dose. No entanto, o familiar da paciente recusou a utilização da cadeira de rodas, levou a paciente nos braços e filmou toda a ação", disse a nota.
A secretaria disse também que as vacinas deveriam ser transportadas de maneira adequada para manter a temperatura determinada: “É importante destacar que as vacinas necessitam de manejo e acondicionamento adequados, devendo permanecer na temperatura indicada pelo fabricante e não sendo recomendado o transporte em bandejas para aplicação em outro local”.
O homem publicou um vídeo nas redes sociais para denunciar a situação e as imagens chamaram a atenção da web. Segundo ele, a unidade não ofereceu cadeira de rodas e, por isso, ele teve que carregar a avó no colo.
*Com informações do UOL e Extra
Comentários