repercussão

Saiba como estão os envolvidos no caso Von Richthofen após 19 anos

Suzane, Daniel e Cristian foram condenados e cumprem suas penas.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 27/09/2021 às 10:25 | Atualizado em 29/09/2021 às 10:58
Foto: Divulgação
'A Menina que Matou os Pais' e 'O Menino que Matou Meus Pais' trarão dois pontos de vista sobre o caso Suzane Von Richthofen - FOTO: Foto: Divulgação

Mesmo após quase 20 anos, o caso Von Richthofen continua provocando discussões. O crime ocorreu em 2002 e nos últimos dias a história foi contada por meio de dois filmes, "A Menina Que Matou Os Pais" e "O Menino Que Matou Meus Pais". As obras fizeram com que o caso voltasse a ser repercutido.

..

Na época do crime, ocorrido no dia 31 de outubro, os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos assassinaram a pauladas o engenheiro Manfred e a psiquiatra Marísia, a mando da filha do casal, Suzane Von Richthofen.

Inicialmente, acreditava-se que o crime teria sido um latrocínio — roubo seguido de morte. No entanto, as investigações apontaram para os três acusados, que confessaram o crime no dia 8 de novembro.

Em 2006, foi realizado o julgamento que condenou Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos a 39 anos e 6 meses de prisão. Cristian Cravinhos, irmão de Daniel, recebeu a pena de 38 anos e 6 meses de prisão.

Como está Suzane Von Richthofen?

Interpretada por Carla Diaz, a protagonista da trama, Suzane Von Richthofen, está no presídio do Tremembé, em São Paulo. A detenta costuma fazer as chamadas  "saidinhas" do Dia das Mães e Dia dos Pais e causa repercussão entre os internautas.

Em 2015 ela ganhou o benefício de ir ao regime semiaberto. Suzane é conhecida por ter bom comportamento na cadeia. Ela namorou Sandrão, uma mulher que foi presa por sequestro e assassinato de uma criança, e em 2016 começou a namorar com o serralheiro Rogério Olberg, de quem foi noiva e teve relacionamento até março de 2020.

Em setembro deste ano, aos 37 anos, recebeu a autorização da Justiça de cursar Farmácia na faculdade Anhanguera, em Taubaté (SP). Ela poderá sair da penitenciária às 17h e voltar até às 23h55.

..

Reprodução/NE10 Interior
Suzane von Richthofen deixa a prisão para 'saidinha' - Reprodução/NE10 Interior

Como está Daniel Cravinhos?

O namorado de Suzane, Daniel Cravinhos, tinha 21 anos na época do crime. Em 2013 ele progrediu ao regime semiaberto e para o aberto em 2018, ganhando o direito de cumprir a pena em liberdade. A liberdade teria chegado um pouco antes, mas o rapaz esteve envolvido com tráfico de produtos restritos a hospitais dentro da cadeia em 2017 e voltou ao regime fechado por três meses.

Em 2014, ele se casou com a biomédica Alyne Bento, filha de uma agente penitenciária. De acordo com a Veja, ela perdeu dois empregos em laboratórios de análises clínicas depois que os patrões descobriam que ela era casada com Daniel.

Foto: Reprodução do Facebook
Daniel Cravinhos, condenado a 39 anos de prisão pelo assassinato dos seus sogros Manfred e Marísia von Richthofen, se casará entre o Natal e o Ano-Novo - Foto: Reprodução do Facebook

Como está Cristian Cravinhos?

Cristian estava em regime aberto a partir de 2017, mas voltou ao presídio do Tremembé em 2018, quando recebeu uma sentença por corrupção. O condenado se envolveu em uma briga em um bar em Sorocaba (SP), e a polícia encontrou com ele munição de uso restrito. Para não ser preso, ele ofereceu dinheiro aos policiais. 

Ele chegou a ser absolvido da acusação de posse ilegal de munição, mas a condenação por tentativa de suborno foi mantida. Em 2020, Cristian Cravinhos voltou a aparecer nos jornais porque pediu indenização de R$ 500 mil por danos morais à produtora da série "Investigação Criminal", por usar 12 fotos suas. Entretanto, a polícia negou o pedido.

Também em 2020, o filho de Cristian, que tinha 3 anos na época do crime, pediu anulação da paternidade. O jovem diz que sofre constrangimento toda vez que apresenta um documento.

..

Reprodução
Cristian Cravinhos - Reprodução

Comentários