Saúde

O que é bom para aumentar a testosterona? Entenda como hormônio trabalha no corpo

Endocrinologista alertou sobre reposição de testosterona e uso de anabolizantes

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 27/09/2021 às 10:50
Divulgação
Urologista alerta para riscos do uso indiscriminado do hormônio - FOTO: Divulgação

O endocrinologista Jerônimo Brito participou do Programa Consultório, com Samara Pontes, na Rádio Jornal Garanhuns, e alertou sobre a reposição de testosterona e o uso de anabolizantes. A conversa, que foi ao ar na última terça-feira (21), está disponível no Facebook da emissora.

..

O especialista explicou que em alguns casos o homem vai precisar repor sua testosterona, mas são situações muito específicas: "Em algumas situações o homem pode precisar repor testosterona, como no caso do hipogonadismo; mas é preciso que as pessoas entendam o que o próprio nome já diz: reposição. Ou seja, é pra colocar o que está em falta. Outra história é quando você usa testosterona para ganho de performance e massa muscular, aí o consenso científico, atualmente, não recomenda", reforça o profissional.

Em mulher, a situação é diferente: "Estudos recentes dizem que não existe indicação formal de se fazer testosterona em mulher não menopausada e, ainda assim, não são todas as mulheres em menopausa que vão precisar desta reposição. Na mulher antes da menopausa, a única recomendação que existe é quando há transtorno do desejo sexual hipoativo". Ainda de acordo com o endocrinologista, o efeito da testosterona pode trazer divesos benefícios a curto prazo, mas da mema forma que existem benefícios os riscos também são reais e exigem orientação médica.

Veja a entrevista:

Comentários