Os casos graves suspeitos de covid-19 têm aumento consecutivo pela 3ª semana em Pernambuco. Nesse domingo (19), foram confirmados 122 casos da doença. Desses, 18% são casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 82% são de pacientes com sintomas leves da doença.
Ao todo, são 615.672 confirmações da doença no estado, sendo 53.784 graves e 561.888 leves. Além disso, foram confirmados sete novos óbitos em decorrência de complicações da covid. Ao todo, são 19.612 mortes pela doença.
Casos de SRAG notificados
A análise da distribuição dos casos de srag notificados (aqueles que apresentam sintomas sugestivos de covid-19, mas que ainda estão em análise para confirmação ou descarte para doença) revela que o número de casos graves suspeitos tem a 3ª semana consecutiva de aumento. Com isso, o acumulado da última semana epidemiológica (de 12 a 18 de setembro) volta ao patamar de julho (25 a 31 daquele mês), quando foram notificados 508 casos de srag.
O secretário Estadual de Saúde, André Longo, disse em coletiva que, apesar do aumento das notificações de SRAG, outros indicadores da pandemia permaneciam estáveis, como o número de solicitações de leitos de terapia intensiva.
*Com informações do JC