Alerta

Nuvens de poeira avançam para outros Estados brasileiros

Tempestades de areia já estavam sendo registradas no interior de São Paulo

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 05/10/2021 às 11:15
Notícia
REPRODUÇÃO/TWITTER
FRANCA Dia virou noite após nuvem de poeira encobrir a cidade e causar espanto nas redes sociais - FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Nuvens de poeira, como as registradas no interior de São Paulo, estão avançando para outros Estados brasileiros nos últimos dias. Além de SP, já foram registradas tempestades de terra e poeira em Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

..

Mais uma nuvem de poeira foi registrada, nesse domingo (3), no interior de São Paulo. O céu de Catanduva ficou coberto pela poeira. De acordo com informações da CNN, o Corpo de Bombeiros informou que a nuvem passou pela cidade por volta das 16h.

Ainda segundo a CNN, a ventania durou cerca de 20 minutos e não chegou a provocar estragos.
No dia 26 de setembro, cidades do interior de São Paulo foram atingidas pela tempestade de poeira. Moradores de Franca e Ribeirão Preto registraram o fenômeno através de vídeos.

Pouco tempo depois de a tempestade ser registrada, começou a chover na região e a poeira foi dispersada. A tempestade de areia passou por locais como Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e algumas cidades de Minas Gerais, que fazem fronteira com o estado.

Tempestade de poeira cobre cidades no interior de São Paulo; veja vídeo

O fenômeno é chamado de "haboob", de acordo com com site de meteorologia MetSul, a tempestade de areia levada por uma corrente atmosférica, que frequentemente ocorre em regiões áridas em todo o mundo.

Segundo o site, como o tempo na região estava muito seco e com chuva escassa, o solo acumulava grande quantidade de poeira. Com as nuvens carregadas e o vento forte, se formou o fenômeno.

*Com informações da CNN

Comentários