Internacional

Papa Francisco diz que dinheiro gasto com armas deveria ser usado para alimentos e vacinas

O pontífice fez um pronunciamento em encontro com líderes mundiais.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 08/10/2021 às 8:12
Notícia
Reters
O papa Francisco pediu uma oração para que recursos naturais "sejam distribuídos de maneira justa e respeitosa". - FOTO: Reters

No encerramento de uma reunião entre líderes de algumas das principais religiões mundiais, realizada na última quinta-feira (7), o Papa Francisco encerrou seu discurso afirmando que o comércio de armas é como uma maldição para a humanidade.

O pontífice afirmou durante o pronunciamento que o dinheiro gasto em armamentos deveria ser utilizado em alimentos para quem passa fome e em vacinas, para que haja uma distribuição igualitária.

..

“Menos armas e mais comida, menos hipocrisia e mais transparência, mais vacinas distribuídas de forma justa e menos armas comercializadas indiscriminadamente”, disse Francisco em seu discurso no evento em frente ao antigo Coliseu.

O pronunciamento do papa foi feito após as declarações de líderes muçulmanos e judeus, de outros cristãos e da chanceler alemã, Angela Merkel. "A guerra joga jogos com vidas humanas. Assim como a violência e a ruína de um comércio de armas em expansão, muitas vezes movendo-se nas sombras, alimentado por fluxos subterrâneos de dinheiro", disse Francisco.

 

Encontro com líderes

O encontro internacional que o papa participou, com a presença dos líderes religiosos, é organizado desde 1986 pela Comunidade de Sant'Egidio, um grupo católico mundial que promove a caridade e paz com sede em Roma.

“Hoje, também nós podemos ser espectadores da violência e da guerra, de irmãos matando irmãos, como jogos que assistimos de uma distância segura, indiferentes, certos de que nunca nos afetarão. O sofrimento dos outros dificilmente nos incomoda”, disse o papa.

Comentários