Descoberta

Fóssil de possível titanossauro é encontrado em obra no Maranhão

Funcionários acionaram pesquisadores para irem até o local

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 08/10/2021 às 11:10
NOTÍCIA Notícia
Divulgação/Brado
Fóssil de possível titanossauro é encontrado em obra no Maranhão - FOTO: Divulgação/Brado
Leitura:

O fóssil de um possível titanossauro foi encontrado em Davinópolis, no Maranhão. A descoberta, que ocorreu em abril, pode trazer mais informações em relação a presença dos saurópodes no período Cretáceo na região. Foi encontrado um fêmur com mais de 1,5 metro, costelas, pés, mãos e vértebras.

..

De acordo com o G1, a descoberta ocorreu durante a construção de uma ferrovia que deve fazer a ligação com a cidade de Sumaré. Os funcionários acionaram pesquisadores e o professor e paleontólogo Elver Luiz Mayer, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), para ir ao local.

Esse é o primeiro fóssil de dinossauro conhecido nessa região do Maranhão, mas já haviam sido encontrado outros de titanossauro no estado na região da Ilha do Cajual, próximo a São Luís, com 97 a 95 milhões de anos, coletados nos anos 90, de acordo com o paleontólogo da Universidade Federal do Maranhão, Manuel Alfredo.

De acordo com os cientistas, os titanossauros já estavam na Terra há aproximadamente 163 milhões de anos. Segundo o paleontólogo, eles viviam em manadas, eram herbívoros e podiam pesar mais de 40 toneladas.

Os ossos foram encaminhados para serem analisados a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

*Com informações do G1

Comentários

Mais Lidas