Saúde

É importante suporte psicológico em pacientes diagnosticadas com câncer de mama? Especialista explica

Confira entrevista na Rádio Jornal Garanhuns

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 18/10/2021 às 10:31
NOTÍCIA Notícia
Divulgação
Câncer de mama é o mais comum do mundo, diz OMS - FOTO: Divulgação
Leitura:

O diagnóstico do câncer de mama costuma amedrontar muitas mulheres. Muitas vezes, a incerteza sobre o que vai acontecer gera expectativas negativas quanto à doença e atrapalham o tratamento. Nessa quarta-feira (13), a oncologista Silvia Fontan falou sobre a importância do suporte psicológico para pacientes com câncer de mama. A entrevista foi ao ar pelo Programa Consultório da Rádio Jornal Garanhuns.

..

A especialista explicou que ainda não há um estudo que comprove que a saúde mental das pacientes pode ajudar ou atrapalhar no tratamento, mas alguns indícios apontam para a necessidade do suporte emocional: "Quero deixar claro aqui que não há um estudo sobre isso, mas na minha prática e de outros colegas, observamos a diferença de uma pessoa mais abatida, depressiva, e de alguém esperançoso e otimista com relação à sua doença. Não é um diagnóstico fácil, claro, mas é possível ressignificar", reforça Fontan.

De acordo com a profissional, independentemente da paciente possuir diagnóstico de transtorno mental é importante que haja uma rede de apoio, através de familiares e amigos, para ajudar a atravessar a fase difícil: "Além dessa rede de apoio o tratamento psicoterápico é de suma importância. Nós, oncologistas, que vemos de perto a situação dos pacientes, muitas vezes indicamos esse suporte. Ter um acompanhamento do tipo contribui de forma significativa para a qualidade de vida dessas mulheres".

Veja a entrevista:

Comentários

Mais Lidas