A indústria cinematográfica ficou de luto nesta quinta-feira (21) após a cineasta Halyna Hutchins morrer com um tiro acidental de uma arma cinematográfica disparada pelo ator Alec Baldwin no set de filmagens do longa "Rust", no Novo México, Estados Unidos.
..
A diretora de fotografia tinha 42 anos e estava no set do filme de faroeste estrelado por Baldwin, Travis Fimmel e Jensen Ackles.
Hutchins nasceu na Ucrânia, era formada em jornalismo e chegou a trabalhar como jornalista investigativa em produções documentais na Europa. De acordo com o seu website, ela foi criada em uma base militar russa, que ficava no Ártico.
A cineasta construía sua carreira promissora em Los Angeles, onde se formou no American Film Institute em 2015. A organização lamentou a perda da cineasta no Twitter.
As is profoundly true in the art of cinematography, words alone cannot capture the loss of one so dear to the AFI community. At AFI, we pledge to see that Halyna Hutchins will live on in the spirit of all who strive to see their dreams realized in stories well told. pic.twitter.com/zhZphl81Us
— AFI Conservatory (@AFIConservatory) October 22, 2021
"Como é profundamente verdadeiro na arte cinematográfica, só palavras não podem captar a perda de uma pessoa tão querida para a AFI. Na AFI, nos comprometemos a ver que Halyna Hutchins viverá no espírito de todos nós que se esforçam para ver seus sonhos realizados em histórias bem contadas.", disse a organização.
Em 2019, a cineasta foi eleita pela revista American Cinematographer uma estrela em ascensão e esteve envolvida em diversas produções, como filmes, minisséries e curta-metragens, onde foi creditada em 49 títulos, de acordo com o IMDB. Um dos seus trabalhos mais recentes foi o filme "Archenemy", estrelado por Joe Manganiello, que teve seu lançamento em 2020.
Em seu último post, publicado na quarta-feira (20), Halyna cavalgava no Novo México.
"Uma das vantagens de filmar um faroeste é você poder montar a cavalo em seu dia de folga", disse a diretora na legenda da publicação.
Acidente no set
Além de Halyna, o diretor Joel Souza, de 48 anos também ficou ferido.
De acordo com o xerife responsável pela investigação, os detetives estão tentando descobrir qual tipo de projétil foi disparado. Até o momento, nenhuma pessoa foi presa. Segundo a polícia, testemunhas estão sendo interrogadas.
Segundo a People, Halyna Hutchins foi socorrida para o Hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu e faleceu. Joel Souza foi levado ao hospital Christus St. Vincent e o estado de saúde dele é considerado "crítico", segundo informou o porta-voz do gabinete do xerife ao The Hollywood Reporter.
As gravações do filme foram suspensas por tempo indeterminado.
Comentários