atenção trabalhador

PIS/Pasep: pagamentos previstos para o segundo semestre de 2021 ficaram para 2022

Valores serão depositados a partir de fevereiro do próximo ano

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 17/11/2021 às 12:21
Notícia
Foto: Divulgação
Os bancos privados já estão avaliando a possibilidade de depositar o PIS/Pasep na conta dos correntistas - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O próximo calendário de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep terá início apenas em 2022. Assim, os valores previstos para o segundo semestre de 2021 serão pagos no próximo ano.

A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que é formado por representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores.

Antes, a liberação dos recursos começava no segundo semestre e se estendia até o primeiro semestre do ano seguinte.

De acordo com números oficiais, a mudança no calendário representará uma economia de R$ 7,45 bilhões em despesas neste ano.

O pagamento do calendário 2020-2021, ano-base 2019, terminou no dia 30 de junho. Os trabalhadores que deixaram de sacar até o prazo final deverão esperar o calendário seguinte.

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano anterior ao pagamento.

É preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Comentários

Mais Lidas