polêmica

Em rede social, Regina Duarte questiona racismo e falta do Dia da Consciência Branca

Atriz usou vídeo viral de Morgan Freeman para sugerir que o tema do racismo não seja mais abordado

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 22/11/2021 às 8:39 | Atualizado em 22/11/2021 às 8:40
Notícia
Regina Duarte - Foto: reprodução
Regina Duarte - Foto: reprodução

Na manhã desse domingo (21), a atriz Regina Duarte, de 74 anos, polemizou ao pedir o "Dia da Consciência Branca" como protesto a data de comemoração do Dia da Consciência Negra - celebrado em 20 de novembro.

Em postagem no Instagram, Regina usou um vídeo viral de Morgan Freeman para dizer às pessoas que temos de olhar para o futuro sem discutir o passado, fazendo referência a não discutir sobre o racismo. No entanto, a atriz não mostra que as imagens são antigas e o próprio ator mudou de ideia.

..

Na legenda da postagem, a ex-global questionou sobre quando haverá o dia dedicado a pessoas brancas. “Ontem, foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas?” diz no post.

A atriz sugere ainda que o tema do racismo não seja mais abordado, por hoje vivermos uma realidade em que todos 'somos seres humanos e irmãos'.

“Quando vamos parar de olhar para trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos? HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?”

Regina Duarte foi criticada por diversos internautas. Alguns comentários chamavam a atriz de racista.

Comentários