Missão espacial

Nasa lança missão contra asteroide em teste para futuras ameaças espaciais

O objetivo é testar a possibilidade de desviar a órbita de um asteroide que poderia entrar em rota com a Terra no futuro

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 23/11/2021 às 11:29
Notícia
Nasa/JPL-Caltech
Ilustração mostra o asteroide no espaço - FOTO: Nasa/JPL-Caltech

Será lançada pela Agência Espacial Americana (Nasa) nesta quarta-feira (24), a missão DART, ou Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário. O objetivo é testar o potencial tecnológico humano contra um asteroide que poderia entrar em rota com a Terra no futuro.

A sonda da agência espacial está prevista para partir às 2h21 da madrugada da Base da Força Aérea de Vandenberg, nos Estados Unidos.

..

Assim, ao chegar ao destino, o que está previsto para acontecer em 2022, a missão acompanhará se de fato é possível alterar com sucesso a rota de um asteroide com a tecnologia desenvolvida para a DART.
"É uma oportunidade boa de conseguir acompanhar o efeito de um objeto que seria efetivamente o alvo de uma missão caso isso fosse realmente necessário, se a gente tivesse que desviar um asteroide", disse.

De qualquer forma, mesmo se os especialistas da Nasa não conseguirem atingir o sistema de asteroides, não há risco de colisão com a Terra.

"A colisão deve gerar uma cratera de aproximadamente 10 metros nesse segundo componente do sistema binário, no asteroide menor, e esse material vai ser levantado. É possível que isso gere uma nova chuva de meteoros que poderá ser vista da Terra", explicou o astrônomo.

Comentários