astronomia

Novo telescópio espacial da Nasa tem lançamento adiado para o Natal

Instrumento foi criado para vasculhar o universo mais longe do que nunca

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 23/12/2021 às 7:54
Notícia
Foto: Nasa
Foguete está pronto para decolar no sábado (25). - FOTO: Foto: Nasa

Devido ao clima ruim no local de decolagem no litoral norte da América do Sul, o lançamento do Telescópio Espacial James Webb da Nasa foi adiado até antes do dia de Natal, anunciou a agência americana, nessa terça-feira (21).

O encapsulamento do poderoso telescópio de infravermelho de 9 bilhões de dólares dentro da doca de carga de um foguete Ariane 5 foi finalizado em 17 de dezembro. Agora o foguete está pronto para decolar entre as 8h20 e as 8h52 (horário de Brasília) de sábado (25).

..

Se tudo ocorrer como esperado, o instrumento, criado para vasculhar o universo mais longe do que nunca, será liberado do foguete após uma travessia de 26 minutos pelo espaço. Depois disso, o telescópio Webb levará um mês para se aproximar de seu destino na órbita solar a cerca de 1 milhão de milhas (1,6 milhão de quilômetros) da Terra, cerca de quatro vezes a distância da lua.

Batizado em nome do chefe da Nasa durante a maior parte dos anos 1960, o Webb pode revolucionar o entendimento dos astrônomos sobre o universo e nosso lugar nele.

Comentários