Está chovendo desde o início do último final de semana em várias regiões de Pernambuco. Algumas cidades chegaram a registrar pontos de alagamentos e outros transtornos. O meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Thiago do Vale, explicou por que vem ocorrendo fortes chuvas desde essa sexta-feira (24).
..
De acordo com ele, as precipitações que atingem o estado são decorrentes de um sistema meteorológico conhecido como zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O sistema é mesmo que atua na Bahia, onde se registra um grande volume de chuvas recentemente, mas age com intensidade mais fraca em Pernambuco.
Ainda segundo Thiago, a previsão do tempo para esta segunda-feira (27) indica a diminuição das chuvas para o Litoral e a Zona da Mata, mas elas continuam no Agreste e Sertão com intensidade de moderada a forte.
> APAC renova alerta para chuvas em Pernambuco; confira a previsão
Para esta terça-feira (28), o meteorologista explica que as precipitações devem diminuir em quase todas as regiões do estado, exceto no Sertão, onde deve chover com intensidade de moderada a forte.
Saiba onde mais choveu em Pernambuco
Conforme divulgado pela APAC, os maiores acumulados de chuvas foram registrados nos seguintes municípios:
Caetés (113mm),
Petrolina (103mm),
Capoeiras (99mm),
Paranatama (86mm),
São Caetano (85mm),
Iati (83mm),
Correntes, Orocó e Catende (78mm),
Lajedo (75mm),
Águas Belas (73mm),
Recife (67mm),
Lagoa Grande (65mm),
Saloá (62mm),
Triunfo (61mm),
Ibimirim (59mm),
Jaboatão dos Guararapes (58mm),
Moreno (57mm) e
Cabrobó (57mm).
Comentários