imposto

IPVA 2022: saiba quanto será o imposto do seu carro e se é melhor pagar à vista ou a prazo

Valores e boletos para pagamentos já estão disponíveis

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 05/01/2022 às 10:39
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
IPVA deve ser pago por quem tem veículo - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O site do Detran-PE já disponibilizou os valores do IPVA 2022. No site, é possível consultar os valores do licenciamento e ainda gerar os boletos. O motorista também pode esperar para receber o boleto de pagamento em casa.

Para os carros com placa terminada em 1 e 2, o calendário de pagamento do licenciamento 2022 começa no próximo dia 9 de fevereiro. A data é o vencimento da cota única e também da primeira parcela para quem optou pelo pagamento parcelado em três vezes.

..

O principal componente do licenciamento, o IPVA, é baseado na tabela FIPE (elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e que serve como parâmetro de precificação do mercado de veículos novos e seminovos.

À vista ou parcelado?

A decisão de pagar o licenciamento do veículo à vista ou à prazo deve levar em conta a disponibilidade financeira do contribuinte.

"Se houver uma boa reserva financeira, é interessante tirar o valor da reserva e fazer o pagamento à vista, para que se possa usufruir do desconto de 7%. Depois, pode-se recompor a reserva. Mas se a pessoa tem uma reserva financeira pequena ou não dispõe de reserva nenhuma, então é melhor parcelar o tributo", diz o consultor de finanças pessoais Leandro Trajano.

É possível parcelar o valor do IPVA e de outras taxas, e até multas, em até 18 vezes no cartão de crédito. Também é possível fazer o processo totalmente online.

Comentários