Imunização

Ministério da Saúde anuncia inclusão de crianças na vacinação contra covid-19

Não será necessário prescrição médica para vacinar as crianças de 5 a 11 anos

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 05/01/2022 às 18:28
Notícia
Edmilson Tanaka
Vacinação contra a Covid-19 - FOTO: Edmilson Tanaka

Após a consulta pública, nesta quarta-feira (5), o Ministério da Saúde anunciou a inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Desde 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia autorizado a aplicação do imunizante Pfizer no grupo.

..

A pasta não irá exigir prescrição médica, mas orientou que os responsáveis “procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização”. As duas doses vão ter um intervalo de oito semanas, maior do que a bula do imunizante prevê, que é de três semanas.

A ação deve começar ainda em janeiro e será necessário a presença dos pais ou responsáveis, ou de uma autorização por escrito dos mesmos.

Os municípios devem seguir os critérios de comorbidade, depois de idade, do mais velho aos mais novos. Os imunizantes são cerca de menor, do que a de adultos e os frascos fornecidos são diferenciados.

Segurança 

Durante a coletiva, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou que o imunizante da Pfizer já foi testado em várias agencias internacionais. "Isso foi testado através de ensaios clínicos e já logrou aprovação em agências sanitárias respeitáveis, a exemplo do FDA (Agência dos Estados Unidos), da Agência Europeia de Medicamentos, e agora teve o aval da Anvisa. Portanto, a Anvisa atestou a segurança regulatória", informou. 

Comentários