eleições 2022

Qual o prazo para tirar título de eleitor? Confira calendário do TSE

Veja todas as outras principais datas, prazos e regras referentes ao processo eleitoral de 2022

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 07/01/2022 às 12:08
Notícia
Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Quem não estiver em dia com documento, não poderá votar nas eleições - FOTO: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Embora as eleições estejam marcadas para outubro, há uma série de outras datas importantes para quem vai registrar seus votos para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual, especialmente caso haja alguma pendência com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enquanto as obrigações para partidos e políticos começam já em janeiro, para os brasileiros que precisam tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor, o prazo limite é já no primeiro semestre, no dia 4 de maio.

..

Jovens que completam 16 ou 17 anos até 2 de outubro, caso desejem, e aqueles acima de 18 anos que ainda não tenham o título, neste caso de forma obrigatória, podem solicitar a emissão do documento por meio da plataforma online do TSE.

Para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação, é disponibilizado o prazo do dia 18 de julho a 18 de agosto para que o pedido seja feito no cartório eleitoral.

TSE divulgará o número oficial de eleitores considerados aptos a votar nas eleições de 2022 no dia 11 de julho. Os juízes eleitorais deverão nomear os eleitores que serão mesários e darão apoio logístico nos locais de votação entre 5 de julho e 3 de agosto.

Comentários