religião

Dia de São Sebastião: confira história e oração do santo protetor da humanidade

São Sebastião é considerado o protetor da humanidade contra a peste, a fome e a guerra; confira a oração do santo

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Cabral

Publicado em 20/01/2022 às 10:18 | Atualizado em 13/09/2023 às 11:46
Notícia
X

O dia 20 de janeiro é dedicado à devoção a São Sebastião. Para os católicos, São Sebastião é considerado o protetor da humanidade contra a peste, a fome e a guerra.

O santo também é padroeiro do Rio de Janeiro, e dá nome a um dos principais destinos turísticos da cidade: a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, ou Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro.

História de São Sebastião

Nascido em Narbonne, no século III, foi filho de uma família nobre e chegou a ser capitão da Guarda do Palácio Imperial em Roma, São Sebastião cumpria a disciplina militar, mas não participava dos sacrifícios idolátricos. Ele foi batizado e sempre zelou pela própria vida e dos irmãos.

Em certa ocasião, São Sebastião foi denunciado ao imperador por ser cristão. O imperador então o obrigou a escolher entre ser seu soldado ou seguir Jesus Cristo. Ele escolheu sua fé e foi condenado à morte por flechadas.

Depois disso, ele foi dado como morto pelos soldados que lançaram as flechas, mas seus amigos perceberam que ele ainda estava vivo e o mantiveram vivo até se recuperar. Com a saúde recuperada, ele se apresentou novamente diante do imperador, que o repreendeu por perseguir os cristãos.

Foi então que o imperador mandou açoitá-lo e, desta vez, Sebastião não resistiu e acabou morrendo. Uma basílica em sua honra foi construída em Roma.

Oração a São Sebastião

Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição.

Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos. Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja.

Tags

Autor