Economia

Quais os aparelhos que mais consomem energia? Confira lista de eletrônicos

Saiba como economizar e reduzir valor da conta de luz

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 04/02/2022 às 8:05
Notícia
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Saiba como economizar energia elétrica - FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Leitura:

Os valores da conta de energia elétrica têm preocupado bastante os brasileiros. No ano passado, houve um aumento de 20% na conta e ainda foi preciso pagar uma tarifa adicional. Para tentar reduzir os gastos, muitas pessoas estão atentas ao consumo dos eletrônicos dentro de casa.

Como emitir 2ª via de conta da Celpe, atual Neoenergia? Confira passo a passo

..

Há aparelhos que gastam mais energia do que outros e entender o funcionamento deles pode ser essencial para uma economia significativa na conta de luz.

Saiba quais aparelhos mais consomem energia

Geladeira

Um modelo de geladeira comum consume cerca de 25,20 kHw mensais e os modelos com duas portas frost free consomem aproximadamente 56,88 kHw. Para economizar energia é importante evitar abrir muitas vezes a porta da geladeira e verificar se a vedação está correta.

Além disso, mantenha a geladeira longe do fogão, já que o aparelho costuma gastar mais energia para tentar compensar o calor.

Chuveiro elétrico

O aparelho consome bastante energia para funcionar. Uma pessoa que usa todos os dias por cerca de 32 minutos pode ter um consumo mensal de 88 kHw.

Procure por modelos com potência menor e diminua o tempo de banho para sentir um impacto menor na conta.

Ar-condicionado

Com a chegada do verão, o uso do ar-condicionado para refrescar o ambiente é maior. O consumo depende da potência. Um modelo simples de 9.000 BTUs com potência de 1000W consome cerca de 105 kWh, se usado por cinco horas todos os dias do mês.

Uma dica importante para escolher o aparelho correto para comprar é avaliar o tamanho do cômodo em que você pretende instalar. Se o local é pequeno, pode ficar caro na conta utilizar um ar-condicionado com potência alta.

Eletrônicos e iluminação

Dispositivos como videogames, televisão e computadores também podem pesar na conta. Apesar do consumo individual ser baixo, o modo "stand by" (que fica funcionando sempre) de vários aparelhos acaba aumentando o valor no final do mês.

Computadores mais potentes costumam consumir mais energia. E, em geral, os notebooks consomem menos dos que os PCs. Para ajudar na economia, desligue os aparelhos quando não estiver utilizando.

Para gastar menos com a iluminação da residência, aproveite a luz natural durante o dia e utilize lâmpadas que não sejam incandescentes durante a noite. Versões de LED e smart são boas opções para garantir maior economia.

Máquina de lavar roupa

Esse aparelho que facilita o dia a dia tem potência média de 350W e pode aumentar cerca de R$ 40 na conta de luz. Além disso, além de energia, a máquina também pode pesar também na conta de água.

Os especialistas sugerem usar o aparelho em dias específicos. Utilize água fria para lavagem das peças, não exagere no sabão e amaciante e aproveite para reaproveitar a água que sobra do enxágue.

*Com informações do TechTudo, IstoÉ Dinheiro e Lav Em Casa

Comentários


Mais Lidas