serviço

IPRF 2022: Quem deve declarar o Imposto de Renda? Qual é o prazo para a declaração? Confira

Trabalhadores já podem começar a ser organizar para declarar o Imposto de Renda em 2022

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 18/02/2022 às 10:56
Notícia
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Declaração do Imposto de Renda em 2022 começou no dia 7 de março - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2022, referente ao ano de 2021, tem previsão de início para o mês de março. De acordo com a Receita Federal, os trabalhadores e aposentados já podem começar a se preparar para fazer a declaração, que pode ser enviada entre os dias 2 de março e 30 de abril.

..

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2022?

Se a tabela para a declaração do Imposto de Renda em 2022 se mantiver igual à dos anos anteriores, devem declarar os trabalhadores, aposentados e servidores públicos que receberam rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 no ano de 2021. 

Quem é obrigado a declarar e perde a data final paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

Como fazer a declaração online?

Uma maneira de fazer a Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) diretamente do seu computador ou celular é baixar o programa de imposto de renda 2022 é 

O contribuinte pode realizar o preenchimento da declaração por meio do serviço “Meu Imposto de Renda” presente no Portal e-CAC e disponível para dispositivos móveis (celulares e tablets). O serviço permite a importação de dados do ano anterior, o que facilita o preenchimento das informações.

As pessoas que não puderem declarar pelo sistema online ou por meio de dispositivos móveis, podem baixar o programa pelos seguintes sistemas operacionais: Windows, Linux, MacOs e também por Multiplataforma.

 

Comentários