Internacional

Ucrânia relata aumento de radiação em Chernobyl após invasão russa na região

Especialistas afirmam que aumento foi causado por movimento de equipamentos militares

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 25/02/2022 às 11:57 | Atualizado em 25/02/2022 às 11:59
Notícia
Sergei SUPINSKY / AFP
Usina Nuclear de Chernobyl, que fica na Ucrânia, protagonizou um dos maiores desastres nucleares da humanidade, com altos níveis de radiação. - FOTO: Sergei SUPINSKY / AFP

Nesta sexta-feira (25), a agência nuclear da Ucrânia e o Ministério do Interior ucraniano informaram que a radiação em Chernobyl aumentou após a invasão da Rússia.

Ucrânia diz que duas crianças foram mortas em ataque da Rússia; 33 alvos civis foram atingidos

Qual o motivo da guerra na Ucrânia? Entenda conflito entre o país e a Rússia

..



De acordo com o portal UOL, especialistas da agência nuclear disseram que o aumento é devido ao movimento dos pesados equipamentos dos militares na região, que acaba levantando poeira radioativa.

"A radiação começa a aumentar. Não é crítico para Kiev por enquanto, mas estamos monitorando", informou o Ministério do Interior.

O reator da extinta usina nuclear atualmente é coberto por uma estrutura de concreto que serve de barreira para evitar que a radiação do local se espalhe.

Segundo o ministro-adjunto do interior Anton Geraschenko, a região de Chernobyl foi tomada pela Rússia nessa quinta-feira (24).

Grupo Anonymous ameaça a Rússia de guerra cibernética; entenda o que significa

Não é possível saber se usina nuclear está segura

O conselheiro do gabinete presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse que não é possível saber se a usina está segura e que essa é uma das "ameaças mais sérias na Europa".

*Com informações da UOL

Comentários