Neste domingo (27), o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Brasil vai adotar posicionamento neutro em relação ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
..
De acordo com Bolsonaro, a decisão foi tomada para não "trazer as consequências do embate para o país". A declaração foi feita durante entrevista dentro do Forte dos Andradas, em Guarujá, São Paulo, onde está hospedado durante o Carnaval.
"Nós temos que ter muita responsabilidade, porque temos negócios, em especial com a Rússia. O Brasil depende de fertilizantes", disse ele.
"Estive há pouco conversando com o presidente Putin, mais de duas horas de conversa. Tratamos de muita coisa, a questão dos fertilizantes foi das mais importantes. Obviamente ele falou alguma coisa sobre a Ucrânia, eu me reservo aí como segredo de não entrar em detalhes da forma como vocês gostariam", continuou.
Em relação a invasão do exército russo a Kiev, capital da Ucrânia, Bolsonaro disse ser "exagero falar em massacre".
Neutralidade
"Um conflito, ainda mais para a área nuclear, o mundo todo vai sofrer com isso aí. Então isso não interessa pra ninguém, seria um suicídio. Agora, nós devemos entender o que está acontecendo, no meu entender, nós não vamos tomar partido, nós vamos continuar pela neutralidade e ajudar no que for possível em busca da solução", disse ele.
*Com informações do G1 Santos e Região
Comentários