Rússia X Ucrânia

Quem é Volodymyr Zelensky? Conheça a história do humorista que se tornou presidente da Ucrânia

Conhecido entre ucranianos como ator e humorista, Zelensky foi eleito em 2019, com 73% dos votos

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 01/03/2022 às 12:35 | Atualizado em 01/03/2022 às 12:35
Notícia
SERGEI SUPINSKY/AFP
Zelensky lembrou do Holocausto judaico durante a Segunda Guerra Mundial - FOTO: SERGEI SUPINSKY/AFP

Após a invasão da Rússia na fronteira ucraniana, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de 44 anos, passou a estampar o noticiário internacional diário nas últimas semanas. Eleito para a presidência em 2019 com 73% dos votos no segundo turno, Zelensky é um ator e comediante que não tinha experiência política até assumir o principal cargo do país.

Filho de pais judeus, o político nasceu em Kryvy Rig e se formou em direito pela Universidade Nacional Econômica de Kiev, mas nunca seguiu carreira jurídica. Zelensky fez sucesso na TV na série "Servo do povo", na qual interpretou um professor de história que chegou ao cargo de presidente do país de forma inesperada. Zelensky também já atuou em filmes bastante populares na Ucrânia e na Rússia.

..

Política

Ao lançar sua candidatura para a presidência, inicialmente Zelensky não foi levado a sério, mas procurou ganhar capital político com a desilusão dos eleitores com a elite política. Zelensky prometia combater a corrupção, aproximar a Ucrânia dos países do Ocidente, além de pressionar a Rússia a deixar áreas ocupadas do território ucraniano.

Zelensky prometeu ainda "proteger a soberania e a independência da Ucrânia" e disse que só iria dialogar com a Rússia após a devolução de prisioneiros de guerra e do território ucraniano ocupado.

Comentários