Quem tem contratos firmados com instituições financeiras credoras para Financiamento Estudantil (Fies) até 2017, pode pedir o refinanciamento da dívida a partir desta segunda-feira (7).
Por lei, os bancos devem conceder descontos entre 12% e 92%. A depender da situação, o saldo devedor poderá ser parcelado em até 150 vezes. Atualmente, pelo menos dois milhões de contratos do Fies estão na fase de quitação. A taxa atual de inadimplência é de 51,7%.
..
Quem tem direito ao refinanciamento do Fies?
Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que foram aprovados no Auxílio Emergencial terão desconto de 92% sobre o valor total da dívida. Além disso, o saldo da dívida poderá ser parcelado em até 10 vezes.
Já aqueles que não efetuam pagamentos há mais de 360 dias, o desconto previsto é de 86,5% no saldo devedor.
Outra situação é a de estudantes que têm dívidas com 90 a 360 dias de atraso. No caso, o devedor terá de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes, também com perdão total de multas e atrasos que tenham sido aplicadas antes do refinanciamento.
> FIES: estudantes inadimplentes podem renegociar dívidas
Como fazer a renegociação do Fies?
Na Caixa Econômica, os interessados já podem consultar o site do banco para fazer a solicitação. Após confirmar o enquadramento nas regras e simular a renegociação é preciso gerar um boleto para pagamento da primeira parcela ou de quitação em parcela única.
Já no Banco do Brasil, para aderir à renegociação pelo App do Banco, basta acessar a opção Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies.
O valor mínimo da prestação é R$ 200.
Comentários