Saúde

LOSARTANA: Saiba o que fazer se toma o medicamento que está sendo recolhido

Sanofi Medley anunciou que está recolhendo lotes do remédio

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 11/03/2022 às 9:23 | Atualizado em 12/03/2022 às 8:11
Notícia
Divulgação/ Sanofi Medley
Losartana; Anvisa; Losartana potássica - FOTO: Divulgação/ Sanofi Medley

A Sanofi Medley está recolhendo lotes de Losartana Potássica da marca Medley. O medicamento é usado para tratar hipertensão arterial, combater doenças cardíacas e proteger rins de pacientes com Diabetes tipo 2.

..

Segundo a farmacêutica, o medicamento está sendo recolhido porque foi constatada a presença de impurezas mutagênicas na fórmula. Essas impurezas são substâncias que podem alterar o DNA de uma célula e, com isso, crescer o risco de câncer a longo prazo.

Quais medicamentos da Losartana serão recolhidos?

Serão recolhidos os seguintes medicamentos: Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg; Losartana potássica 50 mg; Losartana potássica 100 mg.

O que fazer?

A devolução do medicamento é gratuita para os consumidores. A recomendação é que o paciente procure o médico para receber orientações de como devolver e como deve continuar o tratamento.

Segundo a Sanofi Medley, há riscos na "interrupção abrupta do tratamento" com losartana sem orientação médica.

"O risco para a saúde de descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar os seus médicos ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos", explicou.

Segundo especialistas, há vários medicamentos anti-hipertensivos que podem fazer a substituição, mas é preciso a avalição de um médico para receitar o remédio de acordo com o paciente.

As pessoas podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Medley para tirar dúvidas através do número 0800-703-0014.

*Com informações do G1 Saúde

Comentários