A Sanofi Medley está recolhendo lotes de Losartana Potássica da marca Medley. O medicamento é usado para tratar hipertensão arterial, combater doenças cardíacas e proteger rins de pacientes com Diabetes tipo 2.
..
Segundo a farmacêutica, o medicamento está sendo recolhido porque foi constatada a presença de impurezas mutagênicas na fórmula. Essas impurezas são substâncias que podem alterar o DNA de uma célula e, com isso, crescer o risco de câncer a longo prazo.
Quais medicamentos da Losartana serão recolhidos?
Serão recolhidos os seguintes medicamentos: Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg; Losartana potássica 50 mg; Losartana potássica 100 mg.
O que fazer?
A devolução do medicamento é gratuita para os consumidores. A recomendação é que o paciente procure o médico para receber orientações de como devolver e como deve continuar o tratamento.
Segundo a Sanofi Medley, há riscos na "interrupção abrupta do tratamento" com losartana sem orientação médica.
"O risco para a saúde de descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar os seus médicos ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos", explicou.
Segundo especialistas, há vários medicamentos anti-hipertensivos que podem fazer a substituição, mas é preciso a avalição de um médico para receitar o remédio de acordo com o paciente.
As pessoas podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Medley para tirar dúvidas através do número 0800-703-0014.
*Com informações do G1 Saúde
Comentários