medicamento

LOSARTANA: Veja quais os tipos de Losartana que precisam ser devolvidos

Presença de impurezas em lote do medicamento podem causar câncer a longo prazo

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 09/03/2022 às 13:50 | Atualizado em 11/03/2022 às 9:38
Notícia
Foto: Reprodução/Bigstock.
O laboratório Medley está recolhendo todos os lotes do anti-hipertensivo losartana potássica. - FOTO: Foto: Reprodução/Bigstock.

A Farmacêutica Sanofi Medley anunciou na última quinta-feira (3), que irá recolher lotes do medicamento Losartana. O remédio é distribuído gratuitamente pelo SUS e usado para o tratamento de hipertensão arterial.

LOSARTANA: Saiba por que medicamento está sendo recolhido

Para que serve Losartana?

Saiba o que fazer se toma o medicamento que está sendo recolhido

..

> LOSARTANA: o que fazer caso faça uso da medicação?

De acordo com a empresa responsável, lotes do medicamento apresentaram impurezas mutagênicas nos lotes da medicação, que podem causar alterações no DNA dos usuários, aumentando a possibilidade de câncer a longo prazo. 

A farmacêutica informou que a retirada do produto é uma "medida de precaução". Neste momento, o medicamento está sendo retirado de circulação para voltar ao mercado com o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) ajustado.

“Este recolhimento é uma medida de precaução e, até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana”, explicou em nota a farmacêutica.

> Farmacêutica recolhe lotes do medicamento Losartana; entenda motivo

Serão recolhidos os seguintes produtos: Losartana potássica hidroclorotiazida 50 mg 12,5 mg; Losartana potássica hidroclorotiazida 100 mg 25 mg; Losartana potássica 50 mg; e Losartana potássica 100 mg.

A recomendação do fabricante é que pacientes que o utilizam realizem a substituição do medicamento. O recall é gratuito e em caso de dúvidas, os usuários poderão entrar em contato com a fabricante por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Medley, pelo 0800-703-0014.

Comentários