polêmica

ALOPECIA: Entenda o que é alopecia, condição enfrentada por Jada Smith que causa queda de cabelo

Will Smith deu um tapa em Chris Rock durante cerimônia do Oscar 2022, após humorista ironizar sobre a cabeça raspada da atriz

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 28/03/2022 às 10:14 | Atualizado em 28/03/2022 às 15:43
Notícia
Foto: Reprodução/Instagram
Pinkett revelou que ela foi diagnosticada com alopecia. - FOTO: Foto: Reprodução/Instagram

Nesse domingo (27), o comentário infeliz de Chris Rock sobre o cabelo de Jada Smith durante a cerimônia de entrega do Oscar chamou atenção do mundo para a Alopecia.

Em um dos momentos mais polêmicos da noite, o comediante Chris Rock foi ao palco e fez uma piada com o cabelo da atriz Jada Pinkett Smith. Will Smith não gostou da brincadeira, já que a esposa raspou os cabelos em dezembro do ano passado porque sofre de alopecia. O humorista, então, levou um tapa do ator.

Após o ocorrido, o mundo busca entender o que é a alopecia, doença que causou a queda dos cabelos de Jada Smith. Nesta reportagem, entenda as causas e o tratamento da alopecia.

..

O que é Alopecia?

Existem dois tipos de alopecia:

  • Alopecia areata
  • Alopecia androgenética.

No caso de Jada Smith, a atriz tem a alopecia areata, que pode ter como causas fatores genéticos ou imunológicos.

O que causa Alopecia?

De acordo com o médico Drauzio Varella, entre 10% a 42% dos casos ocorrem em pessoas com outras pessoas na família com a mesma condição.

Quando relacionado com fatores genéticos pré-existentes, a alopecia areata também pode ser causada por fatores relacionados a: 

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Alterações na tireoide.

Entre 20% e 30% dos casos, a alopecia areata está relacionada a doenças imunológicas como como tireoidites, diabetes, lúpus, vitiligo, rinites e a outras condições alérgicas.

Quais os sintomas?

Nem sempre pacientes com alopecia reconhecem outros sintomas, além da queda de cabelo. Apesar disso, em alguns casos, há uma queimação na região da cabeça, antes da queda.

Entre 10 e 50% dos casos, há também uma alteração na superfície das unhas.

Tratamento 

A alopécia areata não tem cura e o seu tratamento depende da gravidade da queda capilar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, diversos tratamentos estão disponíveis para a alopecia areata e a escolha deve ser feita junto com o dermatologista de acordo com o grau de alopecia e causa relacionada.

Os tratamentos visam controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que novas surjam.

 

Comentários