dinheiro

Reajuste de servidores 2022: veja quais categorias serão beneficiadas com o aumento

A decisão veio em meio a promessas de reajustes depois de meses

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 14/04/2022 às 10:30
Notícia
Divulgação/PRF
Em quatro dias, a PRF abordou 2.492 pessoas e 2.221 veículos, que resultaram em 2.836 autuações - FOTO: Divulgação/PRF

Após servidores terem deflagrado greve, nesta quarta-feira (13), o governo federal decidiu pelo reajuste de 5% para todos os servidores públicos do Executivo federal. O custo de oferecer esse aumento para todo o funcionalismo é de aproximadamente R$ 6 bilhões em 2022.

No entanto, o orçamento deste ano, que já foi contingenciado em março, só tem uma reserva de R$ 1,7 bilhão para os reajustes ou a reestruturação de carreiras de servidores em 2022. O teto de gastos impede que o crescimento das despesas federais seja superior à inflação. Por este fato, com o reajuste dos servidores, outras áreas irão perder recursos.

..

Bolsonaro se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes no Palácio do Planalto. A equipe econômica sugeriu que o dinheiro para compensar o reajuste aos servidores seja de cortes em emendas de parlamentares, chamadas de bancada (RP2), destinados a vários ministérios. 

Veja as categorias beneficiadas com o aumento.

Quais categorias serão beneficiadas com o reajuste de servidores?

Em meio a greve do funcionalismo, o governo resolveu conceder o aumento de 5% a todos os servidores federais. Até o momento, as categorias confirmadas para serem beneficiadas com o reajuste são:

  • Polícia Federal (PF)
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF)
  • Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Um aumento salarial para estes grupos em ano de eleição era visto como essencial para a ala política de apoio ao presidente.

 

 

*Com informações do Estadão

Comentários