DINHEIRO

DÉCIMO QUARTO SALÁRIO DO INSS: Valor de R$ 2.424 aprovado? Posso sacar? Quando vai ser pago? Entenda

Expectativa é alta pelo pagamento do décimo quarto salário do INSS.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 03/05/2022 às 15:57 | Atualizado em 11/05/2022 às 16:54
Notícia
Pixabay
QUAL O VALOR DO DÉCIMO TERCEIRO DO AUXÍLIO BRASIL? Veja as regras da parcela extra do beneficio e saiba se vai ser liberado neste mês. - FOTO: Pixabay

Em novembro de 2021, a Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que assegurava o pagamento em dobro do abono anual devido aos segurados e dependentes do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social.

O pagamento ficou popularmente conhecido como o DÉCIMO QUARTO SALÁRIO DO INSS. Vale ressaltar que os depósitos ocorrerriam, excepcionalmente, noas anos de 2020 e 2021.

Apesar disso, muitos internautas seguem perguntando se o pagamento do décimo quarto salário vai acontecer. A reportagem preparou respostas para alguns dos questionamentos.

LEIA MAIS14º SALÁRIO DO INSS: Qual é o valor do décimo quarto salário do INSS? Quem poderá receber? Saiba mais sobre o benefício

O QUE É O DÉCIMO QUARTO SALÁRIO DO INSS?

O Projeto de Lei (4367/20) do DÉCIMO QUARTO SALÁRIO DO INSS é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). O relator, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), recomendou a aprovação do texto.

Mitidieri afirmou que a concessão do benefício em dobro, ou seja, o “14° salário”, visa reduzir o impacto econômico da pandemia entre os segurados da Previdência.

“Além de ser composto, em sua maioria, por pessoas de baixa renda, seus benefícios foram severamente corroídos pela inflação que assola o País desde 2020 e que também deverá ser elevada em 2021”, comentou. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).

QUAL O VALOR DO DÉCIMO QUARTO SALÁRIO DO INSS?

A proposta visa que o 14º salário do INSS seja pago com um teto de até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424,00. Porém, até o momento, o pagamento ainda não foi garantido oficialmente aos beneficiários.

QUEM TEM DIREITO AO DÉCIMO QUARTO SALÁRIO DO INSS?

O 14º salário do INSS deverá ser pago aos segurados que atenderem aos requisitos de pagamento do 13º salário:

Portanto, irá receber o 14° salário quem for contemplado por:

  • Qualquer aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário maternidade.

Comentários