Política

PISO SALARIAL DOS ENFERMEIROS: Bolsonaro vai vetar o novo piso da enfermagem? Saiba mais

Projeto ainda não foi enviado para sanção

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 05/05/2022 às 11:15 | Atualizado em 26/05/2022 às 21:20
Notícia
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Entidade que representa as unidades de saúde que atendem 87% dos pacientes renais do SUS vai entrar com amicus curiae na ADI da CNSaúde - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (4) o Projeto de Lei (PL) 2560 que cria um piso salarial para os enfermeiros. O valor foi definido como sendo de R$ 4.750.

Porém, o projeto ainda não foi enviado para a sanção do presidente da República. Nos bastidores, parlamentares avaliam que o piso não deve ser sancionado por Jair Bolsonaro, pelo menos por enquanto.

..

Bolsonaro vai vetar o novo piso da enfermagem?

A sanção pode não ocorrer porque o documento aprovado pelos deputados nessa quarta não aponta de onde sairá a verba para pagar os técnicos em enfermagem.

De acordo com a legislação, os projetos devem esclarecer de onde sairão os recursos para realizar os pagamentos.

Segundo a relatora, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o montante necessário é cerca de R$ 50 milhões ao ano na União.

“Trata-se de montante bastante reduzido frente às dotações anuais constantes das programações de Ministérios como Saúde e Educação, que congregam vários dos profissionais alcançados pela proposta”, diz a deputada.

Os deputados e senadores analisam a possibilidade de votar um novo projeto, mas o processo pode demorar porque o novo texto deverá voltar a ser aprovado por deputados em duas votações e também pelos senadores.

*Com informações do JC e NE10

Comentários